Renda Fixa

LCA: vale a pena investir? Saiba mais sobre as Letras de Crédito do Agronegócio

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de renda fixa ligado ao agronegócio. Entenda como funciona a LCA e se vale a pena investir em uma.

Por Equipe Empiricus

14 set 2022, 09:35 - atualizado em 31 jul 2023, 09:43

Imagem representando a LCA, mostrando pilhas de moedas em meio a plantas

O agronegócio é uma das atividades econômicas mais bem sucedidas da economia brasileira: a participação do setor no PIB gira em torno de 27%, fazendo com que o país seja um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Por isso, há diversas opções de investimentos focados nesse mercado – a LCA, por exemplo, é uma delas.

As Letras de Crédito do Agronegócio são isentas de Imposto de Renda e oferecem rentabilidade maior que a poupança. Assim, despontam como uma boa alternativa de investimento em renda fixa, já que estão atreladas a um dos setores que mais geram lucro no Brasil.

O que é a LCA?

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um produto de renda fixa focado na captação de recursos que, por sua vez, são destinados ao financiamento de atividades agrícolas para agricultores, cooperativas e empresas do ramo.

Esses títulos são emitidos por bancos e instituições credoras especializadas; em contrapartida, geram juros e rentabilidade para os investidores. A principal função das LCAs é servir como uma espécie de aporte que fomenta o desenvolvimento do setor agrícola por meio da tomada de crédito de terceiros. Entre os principais títulos, destacam-se:

  • Cédula de Produto Rural (CPR);
  • Cédula Rural Hipotecária (CRH);
  • Warrant Agropecuário (WA);
  • Certificado de Depósito Agropecuário (CDA);
  • Notas Promissórias Rurais.

Como é de interesse governamental que o setor cresça no país, as letras de crédito são isentas de IR – medida que favorece a negociação por parte dos investidores, que se veem livres do pagamento de tributos e outras taxas adicionais.

A LCA também é uma boa opção de investimento para produtores e demais profissionais que trabalham diretamente com o setor. Os bancos e cooperativas que oferecem as letras de crédito como opção de ativo costumam apresentar condições especiais para quem deseja investir no próprio negócio.

Como funcionam as LCAs?

Para entender como funciona uma LCA na prática, basta pensar no conceito de empréstimo: semelhante a outros títulos de renda fixa, as Letras de Crédito Agrícola são emitidas para captar recursos e, após o período estipulado em contrato, devolvem juros e rentabilidade para o tomador do crédito.

Dessa forma, a instituição financeira consegue angariar o montante necessário para investir na produção e no desenvolvimento de pequenas e grandes empresas do setor agrícola brasileiro. Ao investir em LCAs, seu dinheiro contribui diretamente para o desenvolvimento do PIB.

Confira outras particularidades da categoria:

Rentabilidade da LCA

A rentabilidade das Letras de Crédito do Agronegócio é um dos pontos mais interessantes sobre esse tipo de investimento. Isso porque o rendimento desses ativos é geralmente atrelado a um índice financeiro – como o DI ou o IPCA, por exemplo.

Por isso, o resultado final do “trabalho” dos juros tende a ser melhor que uma caderneta de poupança, já que o rendimento segue a inflação ou outras variações econômicas, fazendo com que o título não perca valor ao longo do seu contrato.

  • Você pode ganhar até 16% a.a. com a renda fixa, investindo nos títulos certos. Caso queira ser avisado sobre as ofertas mais rentáveis, entre na comunidade gratuita da Empiricus Investimentos e receba os alertas diretamente no seu WhatsApp. Clique aqui para liberar seu acesso. 

Vencimento da LCA

O prazo de vencimento das LCAs é definido de acordo com as regras de cada instituição, mas costumam variar entre seis meses e 3 anos – há títulos que chegam a 10 anos. Além do prazo de carência, o investidor deve avaliar se existe a possibilidade de resgatar as letras antes do vencimento.

Porém, os resgates antecipados dependem do mercado secundário: você precisa vender o título para a instituição, o que pode fazer com que ele perca parte do montante e comprometa a rentabilidade.

Tributação das LCAs

Uma das principais vantagens das letras de crédito é a isenção de Imposto de Renda e IOF, o que permite maior rentabilidade e menos gastos na hora de investir – já que nenhum tributo é descontado do rendimento final.

A tributação das LCAs ocorrem apenas para pessoas jurídicas e de forma regressiva, variando de acordo com o tempo de resgate e o montante investido:

  • Até 6 meses: 22,5% de imposto sobre o lucro;
  • De 6 meses a 1 ano: 20% de imposto sobre o lucro;
  • De 1 a 2 anos: 17,5% de imposto sobre o lucro;
  • Mais de 2 anos: 15% de imposto sobre o lucro.

Tipos de LCA

As Letras de Crédito do Agronegócio são negociadas de três formas: com rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida. Entenda melhor como funciona cada uma dessas categorias:

LCA prefixada

Os títulos do tipo prefixado têm a taxa de juros definida no momento da compra do ativo. Assim, ao investir em uma LCA dessa modalidade você sabe exatamente quanto ela deve render até o final do prazo estipulado para vencimento.

LCA pós-fixada

A LCA pós-fixada vai no caminho inverso da opção anterior, e significa um ativo com rentabilidade definida só no final do investimento – ou seja, depende das oscilações do mercado e o percentual vigente da taxa a ele atrelada.

LCA híbrida

A rentabilidade híbrida nada mais é que a junção dos modelos pré e pós e a adição de um indexador para evitar a desvalorização. O IPCA, por exemplo, é o principal índice utilizado para garantir que uma LCA não desvalorize durante o prazo do contrato.

Vantagens da LCA

Ao compreender como funciona uma LCA e suas principais características, fica mais fácil avaliar se esse tipo de investimento é uma boa escolha para os seus objetivos. Entretanto, antes de tomar a decisão final, é importante que você entenda ainda quais são os prós e contras do ativo.

A principal vantagem das letras de crédito é a isenção de tributos federais, como o Imposto de Renda e o IOF. Além disso, é um investimento de renda fixa seguro e previsível, sendo uma excelente porta de entrada para quem quer fugir da poupança – que deixou de ser uma boa opção há muito tempo.

Outro ponto muito vantajoso para a LCA é a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), recurso utilizado pelas instituições financeiras que protege o investidor em caso de falência dos bancos. Dessa forma, se qualquer coisa acontecer com o banco responsável pelo ativo, há proteção garantida para montantes de até R$ 250 mil.


VEJA TAMBÉM: Grupo VIP no Whatsapp traz oportunidades ‘secretas’ de renda fixa com retornos de até 16% a. a. Acesse aqui.

Desvantagens da LCA

Entre os pontos negativos, pode-se apontar a baixa liquidez como um fator desmotivador para alguns investidores, mas isso depende muito do perfil e dos seus objetivos. Outro empecilho pode ser o prazo de vencimento: comparado a outros produtos de renda fixa, a LCA não permite resgate diário.

Além disso, o valor mínimo para investimento em LCA pode ser grande para quem está começando a lidar com o orçamento. Por isso, antes de negociar o ativo, lembre-se de avaliar todos os gastos e se os encargos do banco pesam sobre o rendimento final do título.

Como investir em LCA?

O primeiro passo para investir em LCA com segurança é escolher um banco ou corretora de confiança, afinal é por intermédio dessas instituições que você negociará as cotas e valores.

Portanto, deve-se abrir uma conta em uma dessas instituições e, em seguida, procurar pela opção de LCA entre os títulos disponíveis. Lembre-se de avaliar as condições e encargos, além do prazo de vencimento e os indexadores.

Vale lembrar que, quanto maior for o montante aplicado e também o prazo acordado, melhores serão as taxas de rentabilidade oferecidas pelas administradoras. O valor mínimo para investir em LCA é de R$ 1 mil.

Vale a pena investir na LCA?

Como é possível observar, a LCA é uma boa opção de investimento em renda fixa para quem está começando a cuidar do próprio orçamento. Recomendada para perfis conservadores – ou seja, aqueles que buscam segurança e previsibilidade –, ela rende mais que a poupança e oferece menos riscos que outros títulos do mercado.

A isenção de IR é a principal vantagem por trás do investimento em LCA, uma vez que a não cobrança de tributos facilita o bom rendimento do título. Outro ponto de destaque é a proteção pelo FGC, que permite aplicações seguras e maior comodidade para os investidores.

Por fim, a decisão de investir ou não em LCA cabe a cada investidor, que deve avaliar o seu perfil de risco e os seus objetivos. De qualquer forma, por estarem atreladas a um segmento tão bem estruturado da economia brasileira, as Letras de Crédito do Agronegócio despontam como opções seguras e muito interessantes de ativo de renda fixa.

Agora que você já sabe como funciona o investimento em LCA, que tal ter acesso a títulos de renda fixa ‘premium’? Você pode receber as melhores ofertas diariamente, direto no seu WhatsApp, assim que elas ficarem disponíveis. É totalmente gratuito. CADASTRE-SE AQUI

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.