Investimentos

A joia da B3: Vivara (VIVA3) divulga 3T22 com números muito fortes e não deve parar por aqui; análise

Em franca expansão e capturando market share em praticamente todos os trimestres, Vivara é história de crescimento com rentabilidade

Por Richard Carboni Camargo

11 nov 2022, 09:39 - atualizado em 11 nov 2022, 09:43

VIVA3 Vivara
Imagem: Itajaí Shopping

Ontem à noite (10), a Vivara (VIVA3) divulgou seu resultado do 3T22, com números muito fortes e acima do esperado pelo mercado.

No trimestre, a receita líquida da Vivara totalizou R$ 392 milhões, um crescimento de 16,5% na comparação anual e 5,6% acima do esperado pelo mercado.

O grande destaque do crescimento foi mais uma vez o indicador de “vendas mesmas lojas” (ou “same store sales”), que foi de 14,3% considerando-se apenas as lojas físicas.

Ao incluir o canal digital, o SSS foi um pouco menor (10,4%), mesmo assim um número excelente.

Vivara cresce num ritmo muito acima dos pares do setor

Historicamente, o segmento de varejo de joias brasileiro cresce num ritmo de 5% ao ano. Nos últimos anos, especialmente desde a pandemia, a Vivara se descolou do setor e passou a crescer num ritmo muito mais acelerado, capturando market share em praticamente todos os trimestres.

Sua escala e o poder da marca são um enorme diferencial dessa tese de investimentos. 

Decompondo o resultado da Vivara por canais, o principal destaque foi a linha “Life”, onde a receita cresceu 243% versus o 3T21, num mix de abertura de lojas e maturação do parque.

De acordo com os executivos, o índice de vendas mesmas lojas entre os pontos mais maduros da Life foi de 66,5%.

O lucro bruto totalizou R$ 268 milhões, crescimento de 17,7% na comparação com o 3T21. A margem bruta foi de 68,4%, uma expansão de 0,7 ponto percentual.

Crescimento das despesas é fruto da forte expansão da empresa

As despesas operacionais totalizaram R$ 176,1 milhões, crescimento de 21,7% na comparação anual e representaram 44,8% da receita líquida (1,9 ponto percentual superior ao 3T21).

O fato das despesas operacionais terem crescido mais do que a receita líquida é facilmente compreendido pelo ritmo de abertura de lojas: foram 20 lojas abertas neste último trimestre.

A Vivara fez seu IPO no final de 2019, poucos meses antes do início da pandemia. Apenas neste ano a empresa pode voltar a investir forte no seu crescimento, que se dá sobretudo via a abertura de novas lojas.

Devido a esses investimentos ainda em maturação, a Vivara apresentou uma queda de 21% no seu lucro líquido, que totalizou R$ 68,1 milhões, em linha com o esperado pelo mercado.

VIVA3 é recomendação de compra

No geral, gostamos muito dos números e ficamos satisfeitos com a velocidade com que a companhia está executando seu plano de expansão.

As lojas da Vivara costumam maturar numa velocidade muito acima da média do varejo e seguem expandindo vendas durante um longo período.

Essa é uma história de crescimento com rentabilidade, negociada a cerca de 13,5x o lucro esperado para 2023. Somos compradores de VIVA3, que é uma recomendação do portfólio de Microcaps da Empiricus.

Economista formado pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), é analista de ações certificado pelo CNPI, especialista no setor de tecnologia, com foco em ações internacionais. Está na Empiricus há 5 anos, onde é responsável por relatórios nacionais e internacionais, como o MoneyBets Revolution, um portfólio de teses especulativas em segmentos como healthtech, energia sustentável, software e games. Antes da Empiricus, trabalhou por 5 anos no setor de tecnologia.