Mercado

Aftermarket: saiba o que é e até que horas vai esse período de negociação

O aftermarket é um período de negociação da bolsa que ocorre após o fechamento do pregão. Saiba como ele funciona e até que horas vai o aftermarket.

Por Equipe Empiricus

11 dez 2022, 14:48 - atualizado em 19 fev 2024, 12:13

Imagem representando o aftermarket, mostrando uma tela com indicadores e gráficos financeiros.

Para quem trabalha durante o dia e não pode acompanhar o pregão na Bolsa de Valores, há uma forma bastante interessante de investir: no aftermarket.

De modo geral, o aftermarket permite aos investidores negociarem seus ativos e ajustarem seu portfólio em um período limitado após o fechamento do pregão do dia.

O que é aftermarket?

O aftermarket é um horário extra de funcionamento da B3, a bolsa brasileira, que permite aos investidores negociarem ativos após o horário normal de funcionamento da bolsa.

A alternativa é voltada para quem não possui tempo para investir ao longo do dia. O termo significa “depois do mercado” e compreende um período bem curto.

Esse horário de negociação é mais indicado para os pequenos investidores que não possuem tanta experiência com especulação, uma vez que há menos volatilidade.

É preciso destacar que, ainda que seja possível negociar ativos através de algumas ordens de compra e venda, é necessário seguir algumas regras.

Como funciona o aftermarket?

Conforme dissemos, o pós-fechamento corresponde a um horário extra concedido pela B3 para os investidores ajustarem as suas posições depois do horário comercial. Ele possui, dessa forma, algumas regras e horário de funcionamento.

Principais regras do aftermarket

Existem algumas regras específicas que os investidores precisam se atentar se quiserem operar depois dos horários da bolsa. Uma delas é que não é possível operar com opções.

Além disso, só as ações que foram negociadas no horário normal podem também ser negociadas no horário excepcional. Vale dizer que os ativos só podem ser negociados à vista.

E as ações devem obrigatoriamente fazer parte da carteira teórica do índice Ibovespa. Outro ponto é que as negociações por CPF não podem ultrapassar R$ 900 mil.

E os preços negociados não podem sofrer volatilidade acima de 2% em relação ao fechamento do pregão normal. Por conta de todas essas regras é possível concluir que para investidores menores que não negociam derivativos, esse é um bom horário de negociação.

Horários do aftermarket

O mercado de ações fecha sempre às 17 horas, sendo que o período de negociação em aftermarket começa às 17h25. Nos cinco primeiros minutos, ou seja, das 17h25 às 17h30, acontece a fase de pré-abertura.

Posteriormente das 17h30 às 18h00 ocorre o horário de funcionamento do mercado, no qual o investidor pode negociar os ativos, seguindo as condições estabelecidas.

Qual a função do aftermarket?

A principal finalidade é possibilitar aos investidores a realização de ajustes após o horário do pregão, ou seja, depois do mercado.

Ele é voltado para vários tipos de investidores. Um deles é aquela pessoa que não tem tempo suficiente durante o dia para operar a sua carteira de investimentos.

Além disso, ele é o período mais indicado para quem não tem muito conhecimento do mercado e quer evitar grandes oscilações.

Dessa forma, durante a chamada pré-abertura, os investidores podem cancelar as ordens que fizeram durante o horário regular de funcionamento da B3.

Depois desse período entra-se no aftermarket no qual é possível através do home-broker operar respeitando as regras vigentes.

Como operar no aftermarket?

Em suma, a operação no período pós-fechamento acontece de maneira muito similar ao período regular do pregão.

A única diferença diz respeito às regras que citamos anteriormente. Além disso, elas obrigatoriamente precisam ser lançadas através do home broker da sua corretora ou banco de investimentos.

É preciso também preencher a boleta informando o ticket do ativo, a quantidade de ações desejadas, o valor e a informação se a ordem será de compra ou venda.

Depois de enviado ao mercado, a ordem vai para a fila do livro de ofertas. Lembrando que para sua execução é preciso que exista uma outra contraparte interessada.

Há também as chamadas ordem de mercado, na qual os ativos podem ser comprados ou vendidos ao preço em que estiverem sendo negociados. Tanto o registro quanto a liquidação é feito pela própria B3.

Quais as vantagens de operar nesse período?

Uma das principais vantagens é que os investidores que não puderam acompanhar o pregão, podem realizar tais negociações.

Ademais, é uma boa oportunidade para que seja feito o ajuste do portfólio que não foi possível realizar em tempo hábil enquanto o pregão esteve aberto.

Nesse sentido, enquanto o período pós-negociação estiver aberto, é só escolher os ativos que se quer comprar e vender, respeitando as regras do horário.

Dessa forma, é um período que traz benefícios para quem não foi capaz de acompanhar o pregão, assim como para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.