A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou na última quarta-feira (14), após o fechamento do mercado, seus dados de produção de novembro, que vieram em linha com o esperado.
A produção somou 13,2 mil barris de óleo equivalente por dia, o que representa uma queda mensal de 8%. A diminuição era esperada, já que decorre de paradas para melhoria que a companhia já vinha comunicando aos acionistas.
A boa notícia, por outro lado, é que a 3R já concluiu boa parte dessas melhorias, o que melhora as perspectivas para os próximos meses.
Maior bacia da 3R apresentou queda mensal de 14%
A Bacia Potiguar, maior da companhia, produziu 5,4 mil barris de óleo equivalente por dia, queda mensal de 14%. Isso reflete paradas de produção relacionadas a melhorias no Polo Macau:
- As plantas de separação de água-óleo entraram em operação ao longo do mês, o que reduziu a vazão temporariamente;
- Um dos dutos de escoamento está sendo substituído, com previsão de conclusão no 1T23.
A entrada em operação das plantas de separação de água/óleo em Macau é importante, já que isso eliminará a dependência da Petrobrás para medição da produção. Por sua vez, a substituição do duto de escoamento deve melhorar a capacidade de distribuição, em especial para o ativo industrial de Guamaré, que também pertence à companhia. Por isso, não enxergamos essa queda com preocupação.
A Bacia do Recôncavo, por sua vez, produziu 5,3 mil barris de óleo equivalente por dia, com queda mensal de 7%. Isso se deve também a intervenções de infraestrutura, que, inclusive, foram concluídas no início de dezembro. Portanto, esperamos uma recuperação no curto prazo.
Já a Bacia do Espírito Santo, em que a 3R possui o Polo Peroá, cresceu sua produção em 13% mensalmente, para 2,4 mil barris de óleo equivalente por dia. A boa performance se deve à recuperação de demanda proveniente da Petrobras, compradora do gás desse polo. A companhia informou que segue buscando compradores alternativos para diversificar a receita.
Com os dados esperadamente impactados por paradas intencionais de melhoria, entendemos que os números da companhia devem melhorar à frente. 3R Petroleum (RRRP3) está presente em diversas carteiras recomendadas da Empiricus Research.
- Dividendos ‘estratosféricos’ da Petrobras valem a pena o risco de investir na ação? Clique aqui para ver o que pensa Rodolfo Amstalden, sócio-fundador da Empiricus.