Times
Investimentos

Mercado de juros pode enfrentar ‘restinho’ de volatilidade em 2022; quais os títulos de renda fixa ideais para o momento?

Apesar da desidratação da PEC da Transição ter efeitos positivos, nomeações do novo governo podem agitar mercado de juros

Por Equipe Empiricus

27 dez 2022, 15:10 - atualizado em 27 dez 2022, 15:10

taxa de juros

A PEC da Transição foi oficialmente aprovada em Brasília. Ao passar pelo Senado, a duração da licença (waiver) para gastos extra-teto foi reduzida de dois para um ano, sendo essa a única alteração conduzida ante ao projeto aprovado em primeiro turno na Câmara. Tendo em vista que as primeiras sinalizações do governo eleito propunham licenças para gastos sociais com duração de 4 anos (ou até mesmo para sempre), a desidratação promovida pelos congressistas se refletiu positivamente nos mercados com alta expressiva do Ibovespa e fechamento da curva de juros prefixada.

Fonte: Bloomberg

Mesmo com o congresso em recesso, o mercado de juros ainda pode enfrentar volatilidade adicional nesta última semana do ano, já que novos membros da equipe do novo governo podem ser anunciados em meio a liquidez de mercado bastante reduzida.

Além disso, os investidores também se atentam às sinalizações quanto a manutenção do corte de impostos sobre combustíveis e energia elétrica instaurado durante o governo Bolsonaro e que vigora até o final de 2022.

IPCA-15 de dezembro vem levemente abaixo do consenso

Por fim, o IPCA-15 referente ao mês de dezembro divulgado na última sexta-feira (23) avançou 0,52% frente ao mês anterior e fechou 2022 com alta de 5,90%.

O índice cheio veio pouco abaixo do consenso, que apontava alta de 0,54%, puxado sobretudo pela queda nos grupos de artigos para residência, saúde e cuidados pessoais e vestuário. A surpresa altista se deu no grupo de alimentação e bebidas, e aceleraram 0,69% frente a novembro.

Em termos de núcleo, a média desacelerou frente ao mês de novembro (0,40% versus 0,53%). Similarmente às últimas leituras registradas, o resultado confirma uma composição mais positiva do índice nos últimos meses, especialmente por conta da acomodação na inflação de serviços.

BC deve manter taxa de juros no patamar atual até segundo semestre de 2023

Ainda que a inflação venha apresentando arranjo mais benigno, acreditamos que o Banco Central ainda deverá manter a taxa básica de juros, Selic, no patamar atual ao menos até a segunda metade de 2023. Sendo assim, mantemos nossas recomendações de pós-fixados com vencimento de até 1 ano de forma a aproveitar o bom carrego de CDI neste período.

Confira as recomendações de renda fixa para o momento:

O investimento na taxa líquida indicada da LCA pós-fixada do Banco BTG Pactual equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 113,49% do CDI.

O investimento na taxa líquida indicada da LCA do Banco Itaú equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 115,98% do CDI.

O investimento na taxa líquida indicada da LCI do Banco Bradesco equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 113,49% do CDI.

  • Quer ter acesso a títulos de renda fixa ‘premium’? Você pode receber as melhores ofertas diariamente, direto no seu WhatsApp, assim que elas ficarem disponíveis. É totalmente gratuito. Clique aqui para se cadastrar.

*O trecho e as indicações acima foram tiradas do relatório da série Super Renda Fixa, da Empiricus, comandada por Lais Costa e Diego Bleinroth. Os assinantes da série têm acesso aos relatórios completos, com informações a respeito do mercado brasileiro e internacional, além das tradicionais recomendações.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.