A Arezzo &Co (ARZZ3) anunciou nesta terça-feira (17) a aquisição da Vicenza, marca gaúcha de calçados voltada para a classe A e que tem metade da receita proveniente de exportações.
A transação confirma a sinalização dada pela companhia, em seu encontro com investidores, de que uma aquisição estava a caminho. Vemos o movimento como positivo, tanto pelo racional estratégico quanto pelo valuation pago.
Essa é a primeira aquisição de uma empresa de calçados pela Arezzo &Co, que historicamente cresceu organicamente nessa categoria: as marcas Schutz, Alexandre Birman, Alme e Fiever foram criadas dentro de casa. Agora, com a Vicenza, a companhia acrescenta um nome de posicionamento de preço parecido com o da Schutz, porém voltado para um público mais jovem.
Sediada em Igrejinha (RS), a Vicenza é uma empresa familiar que faturou R$ 80 milhões em 2022 (2% da nossa receita estimada para Arezzo &Co), com EBITDA de R$ 13 milhões (2% de Arezzo &Co). Metade da receita vem de exportações, com destaque para a Europa, e 10% vem dos canais digitais. Além disso, a Vicenza está presente em 700 multimarcas no Brasil. Por fim, a adquirida ainda tem uma fábrica própria.
As sinergias entre Arezzo e Vicenza
Para além do posicionamento aderente ao da Arezzo &Co (classes A e B), enxergamos algumas sinergias possíveis com a marca gaúcha. Hoje com presença maior nos Estados Unidos, o grupo buscava expandir sua atuação na Europa, o que a Vicenza traz com as exportações para o continente.
Ainda, a presença da adquirida nas multimarcas tem pouca sobreposição com a de Schutz, trazendo oportunidades interessantes de venda cruzada. Por fim, a fábrica própria também condiz com os planos da Arezzo &Co de verticalizar sua produção.
A companhia pagou R$ 173 milhões pela Vicenza, sendo R$ 104 milhões em dinheiro (60% de participação) e R$ 69 milhões em ações (40% de participação).
A Arezzo fará um aumento de capital para cobrir a parte em ações, mas isso deve representar uma diluição pequena para os acionistas atuais (0,7%). A transação implica um múltiplo de 13x EBITDA 2022, em linha com o múltiplo que a própria Arezzo negocia atualmente.
O anúncio vem em boa hora, já que o mercado se preocupa cada vez mais com a desaceleração do varejo brasileiro. Assim, a companhia mostra que é capaz de seguir criando novas e complementares avenidas de crescimento.
Arezzo &Co (ARZZ3) é uma recomendação de compra em várias carteiras da Empiricus Research.