Times
Investimentos

Dividendos: empresas do setor elétrico devem se destacar na distribuição de lucros em 2023; veja quais

Setor conhecido pela estabilidade pode se beneficiar com a retomada econômica em 2023

Por Equipe Empiricus

20 jan 2023, 13:41 - atualizado em 20 jan 2023, 13:59

Imagem de torres de energia ao entardecer. Dividendos do setor elétrico
Reprodução: Freepik

Os amantes de dividendos podem contar com um velho conhecido para receber proventos em 2023: o setor elétrico

Por abranger empresas com grande potencial de geração de caixa e que estão com preços atrativos diante da queda da bolsa, o setor é praticamente um consenso entre os analistas com uma boa pedida para 2023 para quem busca gerar renda.

Na opinião da equipe da Empiricus Research, inclusive, quatro empresas específicas desse setor se destacam quando o assunto é dividendos: duas excelentes distribuidoras e duas que estão em ‘ponto de bala’ para decolar.

Além disso, os recentes aumentos nas tarifas de energia elétrica e a tendência de uma economia mais aquecida pode beneficiar ainda mais essas empresas.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio da tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais em 2022 foi de 11,35%.

Neste cenário de alta dos preços, a conta de luz já representa um dos principais gastos mensais para 67% dos brasileiros, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de energia (Abraceel).

A Aneel também prevê que a tarifa de energia elétrica deve subir 5,6%, em média, em 2023. Ou seja, a receita dessas companhias, que já é estável, deve ser turbinada por essas altas.

Dentre todos os setores, o de energia elétrica também é considerado bastante defensivo, ou seja, possui determinada resiliência frente a cenários de crise econômica.  

Apesar disso, as empresas ainda apresentam riscos que precisam ser avaliados, como a complexidade operacional, interferências políticas e medidas regulatórias. 

Como em qualquer empresa, a ineficiência de suas operações pode comprometer sua  lucratividade e, consequentemente, sua distribuição de lucros.

Setor elétrico é historicamente bom pagador de dividendos

Já conhecido por muitos investidores, o setor elétrico se destaca por possuir boas empresas pagadoras de dividendos. 

Esse reconhecimento vem da previsibilidade da geração de receita dessas empresas, que geralmente possuem contratos de longo prazo, oferecendo ótimos retornos para seus investidores. 

Além disso, se trata de um setor altamente resiliente em meio a períodos de crise, dada sua atuação na prestação de serviços essenciais. 

Neste sentido, o setor oferece ótimas oportunidades para que investidores consigam se expor a rendimentos elevados, com empresas que podem pagar dividendos acima do patamar atual da taxa Selic. 

Em um ramo já conhecido pelos pagamentos milionários de proventos, as empresas que mais se destacam são: 

  • Taesa (TAEE11); 
  • Engie Brasil (EGIE3); 
  • Copel PNB (CPLE6); 
  • Transmissão Paulista (TRPL)
  • Energias do Brasil (ENBR3);
  • Alupar (ALUP11);
  • Eneva (ENEV3)
  • Copel ON (CPLE3); 
  • Eletrobras (ELET6); 
  • Eletrobras ON (ELET3); 
  • Cemig (CMIG4); 
  • CPFL Energia (CPFE3); 
  • Auren (AURE3). 

Quatro dessas empresas, contudo, estão em condições de superar o desempenho de suas concorrentes em 2023. Segundo a equipe de analistas especializados em dividendos da Empiricus, inclusive, uma delas deve ser a grande pagadora de dividendos neste ano.

CONHEÇA AS ELÉTRICAS COM POTENCIAL PARA ENCHER SEU BOLSO DE DIVIDENDOS

Conheça as melhores pagadoras de dividendos para 2023

Mesmo dentro de um setor tão promissor quanto o elétrico, ainda  é necessário análises criteriosas para encontrar as melhores oportunidades de ver seu dinheiro se valorizar e gerar renda.

Este é o trabalho do analista Rodolfo Amstalden e sua equipe da série Vacas Leiteiras,  produto da Empiricus Research voltado para investidores focados em dividendos. 

Os analistas fazem todos os dias um “pente fino” na bolsa brasileira em busca das ações com  maior potencial de pagamento de dividendos em 2023. 

Para investidores que desejam alcançar bons rendimentos neste novo ano, ter apenas  algumas poucas boas empresas na carteira não é o suficiente. 

E é pensando nisso que a Empiricus Research está disponibilizando uma lista com as melhores empresas para quem deseja receber  ótimos dividendos em 2023.

Como não poderia ser diferente, com uma grande participação do setor elétrico, com quatro recomendações.

O objetivo aqui é fazer com que você comece o ano com dinheiro a mais  caindo diretamente na sua conta. 

Ao longo de 2022, investidores que tiveram acesso a essa informação receberam 47 pagamentos de dividendos em sua conta, cerca de 4 pagamentos por mês.

Essa é a grande oportunidade de começar 2023 com o pé direito, dando o primeiro passo para mudar sua vida financeira.

RECEBA PAGAMENTOS DE EMPRESAS DE ENERGIA EM 2023

Investidores já estão ganhando dinheiro com o setor

Após diversas tentativas no mercado financeiro, Lucas encontrou na lista de maiores  empresas pagadoras de dividendos uma forma de fazer seu dinheiro render de verdade. 

Já Rafael M. viu seu patrimônio quadruplicar após dar o primeiro passo para mudar  sua vida financeira e ter acesso a este material exclusivo. 

Se você deseja começar a ganhar dinheiro com dividendos gordos a partir de agora, não deixe essa oportunidade passar. 

Faça como muitos outros investidores e acesse imediatamente a lista gratuita das Top ações que devem pagar milhões de reais em dividendos neste ano:

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.