O Conselho de Administração do Banco do Brasil (BBAS3) aprovou ontem a distribuição de 40% dos lucros de 2023, de acordo com o cronograma mostrado na tabela abaixo.
Payout do Banco do Brasil dissipa parte das desconfianças com relação ao novo governo
Apesar de o percentual do lucro distribuído (payout) estar em linha com os últimos anos, a notícia é bastante positiva.
Isso porque boa parte do desconto de BBAS3 para os pares deriva da desconfiança de que o banco continue gerando bons resultados e distribuindo grandes quantias de proventos aos seus acionistas neste novo governo.
A aprovação do payout não elimina totalmente as desconfianças – ainda não temos clareza sobre os lucros em 2023 –, mas ajuda a dissipar uma boa parte delas.
Além da aprovação dos dividendos, o banco também anunciou Ana Cristina Rosa Garcia para a Vice-Presidência Corporativa e Francisco Augusto Lassalvia como Vice-Presidente de Negócios de Atacado.
Os dois são funcionários de carreira do BB há mais de 20 anos, com um currículo extenso e ampla capacidade técnica para exercer os cargos.
Sabemos que ainda existem riscos políticos associados a essa tese. Mas além de os primeiros sinais da nova gestão serem positivos, entendemos que muito pessimismo já esteja embutido em BBAS3 ao negociar por apenas 3,7 vezes lucros.