Mercado

Ancord: saiba o que faz essa instituição e como tirar suas certificações

A Ancord é uma instituição que, dentre outras coisas, certifica agentes autonômos de investimentos (AAI). Saiba como funcionam as certificações da Ancord e como obtê-las.

Por Equipe Empiricus

25 jan 2023, 22:36 - atualizado em 01 mar 2024, 17:09

Imagem representando a Ancord, mostrando três profissionais financeiros fazendo uma reunião de negócios.

Uma das profissões do mercado financeiro que está crescendo nos últimos anos é a de Agente de Investimentos. E para poder atuar na área é preciso ter a certificação da Ancord.

Dessa forma, a Ancord oferece toda a estrutura necessária para a certificar e garantir a qualidade desses profissionais, além de atuar em outras frentes no mercado financeiro.

O que é Ancord?

Ancord é a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias que atua na regulamentação e agregação ao mercado de capitais no Brasil.

Inicialmente, nos anos 70, a entidade foi criada com o nome de ASCESP, que era a Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo.

Posteriormente ela virou a Ancor, ganhando um D no ano de 2011, que representa a distribuição de títulos e valores mobiliários.

A entidade oferece diversos cursos e treinamentos no mercado financeiro, bem como cursos preparatórios para quem está em busca de obter certificações.

Sua principal certificação é a AAI que é obrigatória para quem quer atuar como agente de investimento junto a uma corretora de valores.

  • Quer aprender como fazer seu dinheiro trabalhar para você? Liberamos 7 aulas gratuitas do curso “Jornada da Liberdade Financeira”, com a analista Larissa Quaresma. Clique aqui para assistir. 

Qual é a função da Ancord?

Uma das funções da Ancord é promover o bom relacionamento entre empresas e os profissionais autorizados a atuarem no mercado financeiro por meio de diversos papéis.

Um deles é defender o interesse das suas associadas frente aos entes públicos e privados, e sugerir melhorias para o desenvolvimento do mercado de capitais.

Além disso, ela representa juridicamente suas associadas em ações, bem como dá apoio e assistência com temas ligados ao mercado financeiro.

É a associação que promove e mantém os padrões éticos nas relações e desenvolve estudos e pesquisas de caráter técnico para prestar informações e assessoria para seus membros.

Ela também atua como entidade certificadora e credenciadora dos profissionais que desempenham algum papel no mercado financeiro.

Certificações da Ancord

A principal certificação da Ancord é a AAI (Agente Autônomo de Investimento), obrigatória para quem quer ser um assessor na área.

Ela possui 80 questões, sendo que para ser aprovado é preciso acertar ao menos 70% da prova. Ou seja, é necessário acertar 56 perguntas ou mais.

A duração é de aproximadamente 3 horas e as questões são relacionadas à atividade desempenhada pelo agente, ética profissional, lavagem de dinheiro, fundamentos da economia, administração de riscos, fundos de investimentos etc.

Ao todo as 80 questões estão separadas em 15 módulos, sendo que todos os exames são realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como é a prova da Ancord?

Conforme antecipamos, a prova para a certificação para agente autônomo possui 80 questões distribuídas em 15 módulos que precisa ser concluída em 3 horas. Os módulos são:

  1. Atividade do Agente Autônomo de Investimentos;
  2. Economia;
  3. Matemática Financeira;
  4. Clube de Investimento;
  5. Ética profissional;
  6. Lavagem de dinheiro;
  7. Estrutura do SFN;
  8. Instituições e Intermediadores do SFN;
  9. Administração de Riscos;
  10. Mercado de Capitais;
  11. Fundos de Investimentos;
  12. Outros Fundos de Investimentos regulados pela CVM;
  13. Securitização de Recebíveis;
  14. Mercado Financeiro;
  15. Mercado de Derivativos.

O preço para fazer a prova em 2022 é de R$ 460,00 sendo que o agendamento da prova precisa ser feito em até 60 dias após a inscrição.

O candidato precisa chegar ao local com até 30 minutos de antecedência, sendo que ele tem que estar munido do documento oficial de identidade com foto, bem como ter a senha de acesso ao site.

É autorizado o uso de calculadora financeira para fazer o teste, sendo que atualmente há a possibilidade de fazê-lo à distância, mas para isso, uma estrutura mínima é exigida.

Nesse caso, o candidato recebe um link para download e precisa instalar a plataforma no computador com até dois dias úteis de antecedência.

Vale a pena trabalhar como AAI?

A profissão de Agente Autônomo de Investimentos está em alta no mercado, sendo que esse profissional é o responsável por intermediar a oferta de investimentos com a demanda.

Nesse sentido, o AAI atua no suporte a todas as operações realizadas pelo cliente, tirando dúvidas, explicando as características do produto e cadastrando clientes.

É ele também quem recebe ordens de negociação e as transmite para o sistema da corretora de valores. O agente também é responsável por prospectar e captar os seus clientes.

Conforme dissemos, para poder atuar nesse segmento é obrigatório fazer a prova, bem como o registro na Comissão de Valores Mobiliários.

A certificação dá mais segurança aos investidores, uma vez que sabem que os agentes vão seguir toda a conduta ética promovida pela entidade.

Além de que, a certificação garante que o profissional possui conhecimentos do mercado, está atualizado em relação às regras de investimento, riscos e retornos e conhece cada tipo de aplicação.

Portanto, para quem tem um perfil mais analítico e gosta do mercado financeiro, essa é uma profissão realmente interessante.

  • O primeiro passo para ganhar dinheiro é fazer um “check up” da sua vida financeira. Nestas 7 aulas gratuitas, a analista Larissa Quaresma te mostra como organizar suas finanças pessoais para se tornar um investidor melhor. Assista ao conteúdo aqui. 

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.