A Petrobras (PETR4) divulgou sua prévia operacional do 4T22 e mostrou que continua entregando bons resultados.
E isso traz um forte indicativo para quem investe em dividendos.
A prévia operacional da Petrobras, divulgada na última quarta-feira (08), não trouxe grandes surpresas.
A companhia já havia divulgado ao mercado há algumas semanas que tinha batido todas as suas metas de produção de óleo e gás em 2022.
Os motivos declarados foram as paradas para manutenção, descomissionamento e declínio natural.
De novidade, a prévia mostrou um declínio de -7% na produção nos campos do pós-sal.
Um crescimento de +2% na produção nos campos do pré-sal, que atingiu 75% de participação no trimestre, compensou a perda.
Mesmo assim, o volume consolidado do 4T22 ficou praticamente estável.
As vendas ficaram praticamente em linha com o 3T22, ajudadas pelo ganho de competitividade da gasolina frente ao etanol no trimestre, mesmo com queda no segmento de refino.
Mas o que tudo isso significa?
Em termos operacionais, o fator de utilização do parque ficou em 86%, um pouco abaixo dos níveis vistos nos últimos trimestres.
Segundo o analista da Empiricus Research, Ruy Hungria, “em termos operacionais a Petrobras segue apresentando ótimos números”.
Em outras palavras,ela segue barata e com lucros capazes de render ótimos dividendos. Mas e se tiver interferência política?
Um treinamento gratuito sobre dividendos pode ser o que você precisa para tentar esclarecer as dúvidas quanto ao futuro de PETR4.
Além disso, é fundamental saber diversificar seus investimentos em diversas boas pagadoras de dividendos, para não ficar refém de questões relacionadas à Petrobras.