Times
Investimentos

Esta empresa brasileira pode estar prestes a fechar um negócio envolvendo bilhões de dólares com a China que pode fazer ação ‘decolar’

Segundo Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research, a retomada da China pode fazer esta ação valorizar nos próximos 12 a 24 meses

Isabelle Santos

Por Isabelle Santos

14 fev 2023, 15:10 - atualizado em 14 fev 2023, 15:13

Imagem de gráficos sobrepostos à bandeira da China em alusão ao comportamento do mercado financeiro no que se refere a esse país
Alívio: Notícias positivas sobre a China animam mercado Reprodução: Shutterstock

Com a reabertura da China depois de quase 3 anos de combate à pandemia, o mercado tem a expectativa de que a segunda maior economia do mundo injete bilhões de dólares na economia mundial, principalmente em países emergentes, como é o caso do Brasil.

O CEO da Empiricus Research, Felipe Miranda, compartilha da mesma visão. O analista já havia dito que ações do setor de commodities, seriam as mais beneficiadas por este movimento. 

Inclusive, ele recomendou em 25/01/2023 a ação de uma empresa brasileira que poderia se beneficiar com a retomada chinesa. E parece que ele estava certo…

Nesta semana, o governo chinês divulgou que realizou recentemente uma reunião presencial com esta empresa brasileira para tratar sobre o fornecimento de matéria-prima. 

Ou seja, existem grandes chances de que esta ação “decole” nos próximos meses. Assim, pensando em aproveitar este movimento, o analista elaborou uma estratégia de investimento em que é possível buscar até 59% de lucro com risco limitado.

Ação barata e com potencial de subir

Embora parte do mercado esteja bastante pessimista com o cenário econômico local, Felipe Miranda destaca que, em poucos momentos da história, a bolsa brasileira esteve tão barata. 

Nesse sentido, o analista acredita que, tomando os devidos cuidados, o investidor tem a chance de comprar ativos de altíssima qualidade com um belo desconto. 

Ou seja, estamos falando de empresas sólidas, com bons retornos e histórico de resiliência em períodos de crise, como é o caso da ação recomendada para “surfar” a retomada da China. 

Para você ter uma ideia, mesmo com a inflação e juros altos pesando sobre os ativos de risco aqui no Brasil, no início do ano, esta ação do setor de commodities atingiu a sua máxima histórica, chegando a ser negociada por R$ 98,00. 

Provavelmente você deve estar pensando, se a ação atingiu uma nova máxima histórica, não está cara demais?

E a resposta é: NÃO. O preço nominal de uma ação não é o que determina se ela está cara ou barata . 

Para chegar a esta conclusão, os analistas avaliam o preço da ação em relação ao seu resultado. Por exemplo, se uma empresa gera mais caixa, é esperado que a ação suba.

Contudo, não foi o que aconteceu com esta empresa brasileira. Nos últimos anos ela gerou caixa, mas ainda assim a ação ainda está bem abaixo da sua máxima histórica

Veja abaixo o gráfico do valor da empresa sobre Ebitda (EV/Ebtida) no primeiro mês de 2023:

Fonte: Bloomberg

Na prática, até janeiro o múltiplo estava 36,76% abaixo da sua própria média, considerando o período de 2019 até agora, segundo o site Status Invest. Ou seja, esta ação está barata, mesmo tendo alcançado a máxima histórica no preço. 

Esta ação pode decolar com a reabertura da China

Além da ação estar barata, ela pode se valorizar com a retomada da China. Com o fim do lockdown, Felipe Miranda acredita que a potência asiática pode injetar cerca de US$ 600 bilhões nas economias globais, com destaque para países exportadores de commodities com boas relações com o país asiático. 

Nesse sentido, a reabertura da China pode desencadear um “movimento positivo que pode ocorrer nos próximos 12 a 24 meses”, pontua Miranda.

E esta ação brasileira pode ser uma das mais beneficiadas visto que está no setor de commodities e já está em tratativas com o governo chinês para a exportação de matéria-prima. 

SAIBA QUAL É A AÇÃO BRASILEIRA QUE PODE ‘DECOLAR’ COM A REABERTURA DA CHINA

Obtenha até 59% de retorno com baixo risco

Embora esta ação brasileira possa “decolar” com a reabertura da China, não podemos negar que o cenário político tem afetado os ativos de risco. 

Assim, pensando em “surfar” a possível valorização desta ação brasileira, sem abrir mão de proteção, Felipe Miranda elaborou uma estratégia de investimento que permite buscar retornos de até 59%, com risco reduzido.

Funciona assim: 

  • Se a ação valorizar até 29,99%, o investidor receberá o dobro da alta, ou seja, 59%; 
  • Mas, se a ação cair, o investidor vende a ação pelo mesmo preço que comprou.

Ou seja, trata-se de uma estratégia em que você não perde dinheiro mesmo que a ação caia. 

O analista revelou o nome da ação e explicou os detalhes da estratégia de investimento em um relatório recente para os assinantes da série “Palavra do Estrategista”. 

Em geral, apenas assinantes têm acesso a recomendações como esta, mas a boa notícia é que você pode conhecer o nome da ação e a estratégia de investimento sem ser assinante e de graça

A Empiricus Investimentos está oferecendo como cortesia o acesso gratuito a esta recomendação, basta clicar neste link para acessar a indicação.

Além disso, através da Empiricus Investimentos, você pode investir nessa estratégia de forma simples, pois todo o passo a passo será feito para você por assessores capacitados, ou seja, você não vai ter trabalho algum. 

Isabelle Santos

Sobre o autor

Isabelle Santos

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.