Na sexta-feira passada, foi divulgado o IPCA do mês de fevereiro, que teve alta de 5,6% a/a, acima da mediana das projeções de mercado (5,53%). Além da alta, a composição do índice também não foi encorajadora.
Entre os destaques tivemos o aumento dos preços dos combustíveis e energia elétrica, reflexo da antecipação da volta dos impostos, e de itens de higiene pessoal (bastante voláteis e com peso relevante no índice).
O ponto mais preocupante, contudo, ficou por conta da aceleração do preço de serviços e medidas de núcleo dessazonalizadas.
Como podemos ver no gráfico abaixo e à esquerda, a variação anual dessazonalizada do núcleo de serviços voltou a acelerar. Se compararmos com anos anteriores, a leitura para o mês de fevereiro para o grupo de serviços veio bastante acima da média histórica (desde 2008), como mostrado no gráfico à direita.
Essa composição do índice de preços dificulta ainda mais o trabalho do Banco Central, que tem sofrido pressões políticas para a redução da Selic em diversas frentes.
Apesar de ser consenso o fato que temos um juro real muito alto, a verdade é que temos visto sucessivas revisões para cima das projeções de inflação e contaminação da inflação corrente pelo temor de uma política fiscal expansionista e insustentável.
Um possível anúncio de corte de juros após uma piora no índice de preços deve inflamar os debates sobre a independência da autarquia. Por isso, mantemos nossa preferência por títulos pós fixados de curto prazo.
Confira o cardápio de renda fixa da semana
Todas as recomendações abaixo são títulos que contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos, contudo, o investidor precisa se certificar de que não ultrapassou o limite de R$ 250 mil por instituição, incluindo os juros a receber do investimento.
Por fim, mas não menos importante, para a sua reserva de emergência, aquele dinheiro que você pode precisar no curtíssimo prazo e que precisa estar disponível imediatamente, recomendamos o Tesouro Selic, disponível na plataforma do Tesouro Direto, ou fundos DI taxa zero.
*O trecho do relatório e as indicações acima pertencem à série Super Renda Fixa, da Empiricus, comandada por Lais Costa e Rafaela Rocha. Os assinantes da série têm acesso aos relatórios completos, com informações a respeito do mercado brasileiro e internacional, além das tradicionais recomendações.