Times
Investimentos

Ibovespa abaixo dos 100 mil pontos após Copom: a bolsa está barata ou virou furada? Veja resposta

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, responde se ainda vale a pena manter a posição em ativos de renda variável após o “tombo” do Ibovespa

Por Letícia Camargo

24 mar 2023, 14:53 - atualizado em 24 mar 2023, 14:53

Ibovespa
Imagem: Freepik

O principal índice da Bolsa brasileira, Ibovespa, tomou as manchetes ao perder a marca dos 100 mil pontos na última quinta-feira (23). Este é o menor patamar do índice desde julho de 2022.

O principal motivo foi a sinalização dada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), na última quarta-feira. O órgão manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano e deixou claro que não haverá queda enquanto a inflação continuar em patamares elevados, e que o BC não hesitará em retomar o ciclo de alta.

Além disso, há a percepção de que a tensão entre Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Lula se intensifique, com mais trocas de farpas e críticas, o que também pode contaminar o cenário.

A notícia é ruim para a bolsa e para o investidor de renda variável. Como resultado, o Ibovespa caiu 2,29% no pregão de ontem e arrastou consigo várias ações. Entre as maiores quedas do dia, ficaram:

  • Magazine Luiza (MGLU3): -13,37%;
  • Gol (GOLL4): -10,08%;
  • Yduqs (YDUQ3): -8,90%;
  • Azul (AZUL4): -8,88%;
  • MRV (MRVE3): -6,80%.

Será este um sinal para pular fora da bolsa e só investir em renda fixa?

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, respondeu o que o investidor deve fazer com a posição em bolsa depois do “banho de água fria” do Ibovespa.

É melhor esquecer o Ibovespa e investir na renda fixa?

É normal que, com a perspectiva de que os juros permaneçam altos por mais tempo, os investidores prefiram ativos de renda fixa. Afinal, é possível ganhar quase 14% ao ano sem esforço.

Atualmente, com o CDI em quase 14% ao ano e títulos que pagam IPCA + 6% ao ano, isentos de Imposto de Renda, faz sentido que o investidor fique tentado a “abandonar o barco” da bolsa.

Mas, para Matheus Spiess, não é esse o caso. “Acho que vale a pena ter um percentual limitado da sua carteira em renda variável, de acordo com o perfil do investidor. Tem muita coisa barata na bolsa, e esse prêmio de risco vai ser compensado com o tempo”, explica.

O analista acredita que, com o Ibovespa abaixo dos 100 mil pontos, muitas ações de boas empresas foram penalizadas além da conta. O que abre uma oportunidade de compra aos investidores que forem mais resilientes.

“Ter 10%, 15% e até 20% da carteira em renda variável vale a pena. E é preciso ter uma paciência um pouco maior, de pelo menos 12 meses, pra gente ter uma materialização do que vai acontecer”, acredita Spiess.

A Bolsa está barata, mas vale o risco?

Mas se a bolsa está barata, como afirma Matheus Spiess, o que realmente vale a pena comprar? Em momentos como este, o analista reconhece que é preciso um bom “stock picking”, ou seja, selecionar a dedo as melhores oportunidades.

Como você já deve saber, as empresas do setor do varejo e de tecnologia costumam ser as mais penalizadas em momentos de juro alto. Isso porque companhias como essas estão associadas ao ciclo de crédito e à atividade econômica local. 

O impacto pode ser observado na maior queda do Ibovespa no último pregão, que foi o Magazine Luiza (MGLU3), que derreteu -13,37%.

Mas, por outro lado, há algumas ações que costumam resistir melhor aos momentos de incerteza nos mercados. São papéis de empresas já bem consolidadas na bolsa, com histórico de geração de caixa e que ainda pagam bons dividendos.

Essas empresas são conhecidas no mercado financeiro como “ações quality”. É nesse tipo de ação que Matheus Spiess recomenda que o investidor se posicione agora. 

E a boa notícia é que você nem precisa buscar por essas ações sozinho. Um relatório recente, elaborado pelos analistas da Empiricus Research, listou as 10 ações preferidas para investir no cenário atual.

Veja a lista gratuita com 10 ações para comprar agora

Na prática, comprar essas ações agora, no atual patamar de preço, é uma oportunidade de se posicionar estrategicamente para poder buscar lucro lá na frente. 

Isso porque, assim que o Ibovespa esboçar qualquer sinal de retomada, esses papéis podem ser os primeiros a “surfar” a alta.

A melhor parte é que o acesso à lista de 10 ações elaborada pelos analistas foi liberado gratuitamente, como uma cortesia da Empiricus Investimentos, a corretora do grupo.

Em um momento como esse, “acertar a mão” nas escolhas da sua carteira é essencial. E agora você está tendo a chance de consultar as ações preferidas de analistas renomados do mercado sem pagar nada por isso.

Para consultar os papéis recomendados, basta clicar no botão abaixo e completar o seu cadastro gratuito:

Eu sugiro que você libere seu acesso, conheça as indicações e só então decida se elas fazem sentido para o seu patrimônio.

Você não precisa gastar nada em nenhum momento, mas pode ganhar muito com todas as informações que vai encontrar. Lembre-se: o primeiro passo para investir com inteligência é buscar informação. Este relatório está disponível para você de graça.

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.