Entender como declarar opções no Imposto de Renda é fundamental para evitar desgastes com a Receita Federal. Por isso, é importante compreender quais são as etapas necessárias para realizar essa declaração e como devem ser pagas as Darfs ao longo dos meses de compra e venda dos ativos.
Veja as principais dicas de como declarar opções no Imposto de Renda da forma correta e um passo a passo prático para fazer isso de forma rápida e tranquila.
Como funciona a tributação sobre Opções?
A tributação sobre opções é de responsabilidade do investidor, que precisa verificar os valores até o último dia útil do mês subsequente ao da ação que gerou lucro. Isso significa que o Sicalc não faz esse cálculo ao gerar a DARF.
Nesse sentido, para realizar o cálculo, você precisa conhecer as situações a seguir:
Opções que não chegaram no vencimento
Comprou ou vendeu opções antes do dia de exercício? Então você terá que deduzir o preço da compra do preço de venda e, em caso de lucro, diminuir os custos da transação, como as taxas de corretagem e por fim descontar 15% do que restar.
Você poderá fazer isso em todos os casos, exceto em negociações day trade, visto que a alíquota delas é de 20%. Mas, caso não tenha gerado lucro em nenhuma das situações, você não precisa pagar imposto de renda, apenas declarar anualmente
No caso das ações que viraram pó, apenas o vendedor (lançador) é quem deverá pagar o imposto, visto que você teve prejuízo.
- Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.
Opções exercidas pelo titular de call
Comprou a opção que foi exercida? Você deverá diminuir o preço médio de compra da ação do preço médio da venda e então levar em consideração o custo da opção.
Opções exercidas pelo lançador de call
Você deverá levar em consideração o prêmio da opção, deduzindo o preço médio e depois descontando a alíquota correspondente.
Opções exercidas pelo titular de put
Neste caso, você comprou uma put e deverá adicionar o valor do prêmio da ação ao preço que pagou por ela.
Opções exercidas pelo lançador de put
Aqui, o vendedor não paga imposto enquanto não realizar a venda da ação. Então, quando ele receber o valor do prêmio, deverá reduzir o preço médio da ação que comprou no exercício, pois ele será obrigado a comprar uma ação se esta venda for exercida.
Agora que você já entendeu quais são as situações de recolhimento da contribuição, veja o passo a passo de como declarar opções no Imposto de Renda nos tópicos seguintes!
Como declarar ganhos com Day Trade de Opções no Imposto de Renda?
Você deverá declarar quaisquer operações realizadas com trade de opções para a Receita Federal. De modo geral, todas as perdas e ganhos precisam ser informadas, pois esse valor será abatido de pagamentos futuros.
Outra informação importante é que a Darf (guia de recolhimento do imposto) tem que ter sido paga todos os meses e, caso não tenha sido, é preciso emiti-las e pagar o valor com a multa antes de fazer a declaração.
Passo a passo para declarar perdas e ganhos com Day Trade de Opções no Imposto de Renda
Para declarar ganhos com day trade de opções no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa gerador da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
- Selecione a opção de “Renda variável”, depois a opção “operações comuns/Day Trade”;
- Em seguida, opte pelo mês que irá declarar na barra do canto esquerdo. Em “Mercado de opções” coloque o quanto teve de lucro, role a tela até o final e insira o valor pago na Darf do mês correspondente;
- Caso tenha tido prejuízos, vá no setor “Mercado de opções” e insira o valor correspondente ao prejuízo;
- Repita esse processo mês a mês, seguindo as informações fornecidas pela corretora de forma correta.
Lembre-se de que é importante guardar todos os comprovantes e documentos relacionados às operações de day trade de opções, pois eles podem ser solicitados pela Receita Federal em caso de eventual fiscalização.
Como declarar ganhos com Swing Trade de Opções no Imposto de Renda?
A declaração do swing trade precisa ser feita para a Receita Federal, independente dos ganhos e perdas realizadas. Contudo, no caso de compra e venda de ações, apenas se o trader tiver movimentado acima de R$20.000,00 no mês deverá pagar imposto sobre essas transações.
Confira o passo a passo de como declarar opções no Imposto de Renda quando o assunto é swing trade.
Passo a passo para declarar ganhos com Swing Trade de Opções no Imposto de Renda
- Baixe o programa de declaração no site da receita federal;
- Clique em Renda Variável;
- Depois em “operação comum/day trade”;
- Clique no mês em que você teve o lucro;
- Na opção “mercado de opções – ações”, coloque o valor do seu lucro;
- Desça a tela e na opção “imposto pago” informe o valor de imposto que você pagou na Darf daquele mês;
- Repita essa operação mês a mês!
Documentos e informações para declarar operações com Opções no Imposto de Renda
Para definir como declarar opções no Imposto de Renda da forma correta, você irá precisar de documentos como:
- Extrato de operações das opções de compra e venda, emitido pela corretora;
- Documento de identificação do investidor (RG, CPF, etc);
- Nome do investidor;
- Código da corretora;
- Número de série da opção;
- Preço de compra ou venda;
- Data de compra ou venda;
- Valor total da operação;
- Lucro ou prejuízo na operação;
- Valor do imposto devido na operação.
Então, já sabe como declarar opções no Imposto de Renda? O Seu Dinheiro, portal do grupo da Empiricus, elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.