Sim. A Cosan Logística (RLOG3) está na carteira recomendada pela série As Melhores Ações da Bolsa, da Empiricus.
Desnecessário tratar da importância do agronegócio para a economia brasileira.
Os alimentos não vão se transportar sozinhos, porém. Há necessidade de grandes investimentos em logística.
A Cosan Logística (RLOG3) é a holding que controla a Rumo Logística (RAIL3). A Rumo, por sua vez, é maior empresa de logística do país, com ferrovias em São Paulo, Centro-Oeste e Sul.
Por que comprar RLOG3 e não diretamente RAIL3? Porque é mais barato — a ação da holding é negociada com desconto em relação à controlada, em um fenômeno que se repete com outros papéis (como Gerdau).
O agronegócio responde por 82% do volume da Rumo e por 76% da receita. Comprar Rumo é, portanto, apostar no crescimento do agro.
A empresa está expandindo sua rede. Em 2019, ganhou o leilão da concessão da ferrovia Norte-Sul, com 1.500 km de trilhos entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), passando por importantíssimas áreas agrícolas. A concessão tem duração de 30 anos.
Embora exista certo consenso entre os especialistas do potencial do agronegócio brasileiro, especialmente com a melhora da logística, o principal risco para a Rumo, sem dúvida, seria uma crise no agro que levasse os clientes a pararem de embarcar seus produtos.
“A Rumo procura mitigar esse risco por meio de acordos contratuais com seus clientes denominados por take or pay. Esse tipo de contrato obriga o comprador a pagar o serviço ou produto mesmo que não ocorra a entrega. A maior parte dos contratos fechados pela Rumo e por seus clientes recebem essa configuração”, explicam os analistas João Piccioni e Max Bohm, editores da série As Melhores Ações da Bolsa.
Em um relatório de 2019, eles apontam que RLOG3 negocia com um desconto aproximado de 15% em relação a RUMO3. Para eles, algo que não faz sentido: as operações da Cosan Logística correspondem a 100% da Rumo e a empresa não possui dívidas.
O relatório aponta as ações da Cosan Logística ainda, em agosto de 2020, bem abaixo do seu valor justo.