Investimentos

Vale a pena comprar ações da Hypera (HYPE3)?

A empresa tem melhorado suas operações, mas por enquanto não está nas nossas carteiras

Por Ricardo Mioto

07 ago 2020, 11:54

Por enquanto, a ação não faz parte da série As Melhores Ações da Bolsa, da Empiricus.

Desde 2016, a Hypera é uma farmacêutica. Você certamente conhece várias das suas marcas: Apracur, Engov, Doril, Estomazil, Gelol, Melhoral, Merthiolate, Rinosoro, entre várias outros. A empresa produz ainda remédios vendidos sob prescrição médica.

No passado, a empresa então conhecida como Hypermarcas já foi dona de produtos tão variados quanto Cenoura & Bronze, Monange, Risqué, Assolan, Olla e Jontex. Tais marcas foram paulatinamente vendidas, porém, para que a Hypera se concentrasse no setor farmacêutico.

Até gostamos da empresa, que melhorou bastante suas contas ao longo dos últimos anos, acima de tudo negociando melhor com fornecedores para comprar mais barato e com clientes para aumentar suas vendas.

No segundo semestre de 2019, a Hypera tinha consolidado uma margem bruta de perto de 70%. Isso é o que sobra depois que subtraímos da receita líquida o custo dos produtos. É um ótimo valor, que permite boa geração de caixa.

Há, porém, questões relativas à governança. 

Em maio de 2020, a empresa confirmou que pagou propina a políticos do MDB e PSDB, no valor total de R$ 110 milhões. A Hypera vinha sendo investigada pela Operação Tira-Teima, da Polícia Federal. A empresa aponta que os atuais administradores não estão envolvidos nas irregularidades apuradas.

No momento, os nossos analistas acreditam que seja melhor esperar por uma janela de entrada mais favorável para comprar as ações da companhia.

Melhorias adicionais nos números da companhia, uma virada de página na questão de governança e preços mais atraentes podem ser gatilhos para que, no futuro, a empresa entre na carteira As Melhores Ações da Bolsa. Por enquanto, não é o caso.

Se você quiser mais informações sobre o valor justo desta e outras ações, incluindo relatórios completos, números detalhados, gráficos e projeções, além de carteiras completas, conheça a série Ações Exponenciais e nossos outros produtos clicando aqui.

Sobre o autor

Ricardo Mioto

Jornalista e diretor de comunicação da Empiricus. Foi repórter e editor da Folha e consultor de comunicação de multinacionais como McKinsey e Twitter. Escreveu "Breve História Bem-Humorada do Brasil" (editora Record)