Times
Investimentos

Isentos de IR e com segurança equiparável ao Tesouro Direto: por que os precatórios são a ‘bola da vez’ do mercado financeiro?

Títulos atrelados às dívidas judiciais do poder público “misturam” renda fixa e variável e podem render mais de 200% do CDI; saiba o que são os precatórios

Por Equipe Empiricus

05 maio 2023, 15:47 - atualizado em 05 maio 2023, 15:47

Imagem representando títulos de capitalização, com uma pessoa analisando títulos em uma mesa. título público precatório

Os investidores que buscam opções rentáveis e seguras tem se voltado cada vez mais para os precatórios. E não é para menos: esse tipo de investimento pode oferecer rendimentos acima do CDI, com a garantia de ser lastreado nas dívidas da União. 

Com isso, os precatórios se tornaram uma excelente alternativa para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos e obter ganhos consistentes a longo prazo.

Mas, afinal, você sabe o que são precatórios e como eles funcionam na prática? 

Se você ainda não conhece essa modalidade de investimento, não se preocupe. A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre precatórios, desde seu conceito até as vantagens de investir. 

O que são os precatórios? Como eles funcionam?

Os precatórios são títulos emitidos pelo poder público, como forma de pagamento de dívidas reconhecidas pela justiça. Ou seja, quando o Estado perde uma ação judicial e é condenado a pagar uma quantia em dinheiro, esse valor pode ser pago por meio de um precatório. 

Assim, o precatório nada mais é que um instrumento legal que serve para garantir que a dívida seja cumprida. Trata-se do reconhecimento da dívida, e não do pagamento em si. Quando a dívida é de fato reconhecida, então o governo deve cumprir com o pagamento.

No Brasil, os precatórios são emitidos pelas diversas esferas do poder público, como a União, Estados e municípios. 

No caso das dívidas da União, a responsabilidade e garantia pode ser equiparada ao grau de risco do Tesouro Direto, considerado o investimento mais seguro do país.

Esses títulos têm características específicas, como prazos de vencimento e valores que podem ser negociados por diferentes instituições financeiras.

Além disso, os lucros dos precatórios são isentos de Imposto de Renda em até R$ 35 mil e, acima disso, a alíquota é de 15%, igual à mais baixa possível nos instrumentos de renda fixa.

GRATUITO: ESTE PRECATÓRIO PODE PAGAR 200% DO CDI OU MAIS COM ISENÇÃO DE IR

‘Super títulos públicos do Brasil’: quais são as vantagens de investir?

Investir em precatórios pode trazer diversas vantagens para o seu portfólio de investimentos. A principal delas é a possibilidade de obter rentabilidades acima do CDI. 

Para você ter uma ideia, já houve precatórios que entregaram um rendimento de 384% do CDI em 5 meses, o mesmo que 19,98% no período.

A título de comparação, nesse mesmo intervalo de tempo, o Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira) rendeu 1,2% e o Bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, rendeu 8,9%.

Outro ponto positivo é a possibilidade de comprar precatórios com descontos consideráveis em relação ao seu valor nominal, o que aumenta o potencial de lucro. 

E, se você pensa que esse investimento não é seguro, está muito enganado. Os precatórios são considerados bastante seguros, pois são lastreados nas dívidas do Estado, o que significa que o risco de inadimplência é baixo. 

Vale lembrar, também, que esses títulos têm um tratamento especial na Constituição Federal e em outras leis, o que garante maior segurança jurídica para o investidor.

GRATUITO: ESTE PRECATÓRIO PODE PAGAR 200% DO CDI OU MAIS COM ISENÇÃO DE IR

Renda variável e fixa: o melhor dos dois mundos

Como se não bastasse tudo isso, uma outra particularidade dos precatórios é o fato deles “mesclarem” as vantagens da renda fixa e variável. 

Como investimentos de renda fixa, eles oferecem rentabilidade previsível, definida no momento da aquisição. Além disso, a maioria deles tem prazo de vencimento definido – o que permite ao investidor planejar melhor seus investimentos.

Por outro lado, também apresentam características de renda variável, já que o preço pode variar de acordo com as condições do mercado. 

Em alguns casos, é possível adquirir precatórios com descontos consideráveis em relação ao valor nominal – o que aumenta o potencial de lucro.

GRATUITO: ESTE PRECATÓRIO PODE PAGAR 200% DO CDI OU MAIS COM ISENÇÃO DE IR

200% do CDI ou mais com isenção de IR: veja como ter acesso ao próximo precatório

Como você viu, investir em precatórios é uma excelente maneira de diversificar sua carteira e obter rentabilidades acima de outros investimentos do mercado, combinando segurança e potencial de lucro. 

Com a garantia do Estado e a possibilidade de adquirir títulos com descontos em relação ao valor nominal, os precatórios se destacam como uma opção atraente para quem busca investimentos de qualidade. 

Além, é claro, de rentabilidades acima do convencional em se tratando de renda fixa.

Vale ressaltar, porém, que assim como outros investimentos, os precatórios também possuem riscos, sendo necessário avaliá-los com cautela antes de investir. 

Por isso, recomendamos que você conte com o apoio de uma instituição renomada e especializada nesse tipo de investimento.

A Empiricus Investimentos, por exemplo, está prestes a lançar no mercado o seu “Super Título Público”, um precatório que pode proporcionar benefícios como:

  • 200% do CDI (ou mais) de rentabilidade estimada;
  • Isenção de IR;
  • Risco de crédito de título público (o menor em território brasileiro).

E a boa notícia é que você pode participar gratuitamente do lançamento desta oferta, que acontecerá a partir do dia 8 de maio.

Se você quiser aproveitar a próxima oferta de precatórios, acesse o link abaixo e inscreva-se para receber informações sobre o lançamento com prioridade.

Não se preocupe, pois a inscrição é 100% gratuita:

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.