A Alupar (ALUP11) divulgou números resilientes referentes ao 1T23, com bons indicadores operacionais e financeiros, mas em linha com as expectativas.
Seguindo o seu ótimo histórico operacional, a disponibilidade física das linhas de transmissão operadas pela companhia permaneceu bem próxima dos 100% no trimestre, o que também implica em melhores números financeiros.
A Receita Líquida atingiu R$ 795 milhões no trimestre, alta de 11,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Além do elevado índice de disponibilidade mencionado, o aumento é reflexo de reajustes tarifários e da entrada em operação da ESTE.
Nas linhas de custos e despesas, a Alupar mostrou bom controle no segmento de transmissão, mas os números pioraram um pouco no segmento de geração, em razão de uma base de comparação mais difícil – no 1T22, a companhia contabilizou um ganho extraordinário de ressarcimento de seguradora na UHE La Virgen.
Enquanto o Ebitda de transmissão aumentou 11,4%, o mesmo indicador do segmento de geração caiu -1,8%. Ainda assim, o Ebitda consolidado atingiu R$ 672 milhões, com um bom crescimento anual de 8,3%.
Apesar da melhora operacional, a taxa de juros elevada e a variação cambial (sem efeito caixa) acabaram atrapalhando o resultado financeiro, que passou de uma perda de -R$ 225 milhões no 1T22 para -R$ 285 milhões no 1T23.
Com isso, o lucro líquido recuou -13%, para R$ 144 milhões, mas em linha com as expectativas.
Alupar segue como recomendação da Empiricus Research
O patamar de endividamento segue controlado, em 3,6 vezes dívida líquida/Ebitda, dada a natureza defensiva do negócio. Além disso, a expectativa é de que nos próximos trimestres o nível de investimentos seja reduzido, já que o ciclo pesado de Capex está ficando para trás, o que também significa uma maior capacidade de pagamento de dividendos.
Mais uma vez, a Alupar trouxe números resilientes, ainda que em linha com as expectativas do mercado. Por 10 vezes lucros 2024 e um dividend yield que deve aumentar nos próximos anos, ALUP11 segue em várias carteiras da Empiricus Research.