Em 2022, o mercado vivenciou um período de ostentação das commodities, com preços lá em cima. Basicamente as manchetes, até o meio do ano passado se resumiam a “até onde vai a alta das commodities?”. Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, quem tinha ações ligadas ao setor, ganhou muito dinheiro, como explica na edição de ontem (18) do Podca$t.
Agora, com a reabertura da economia chinesa, os investidores e analistas se perguntam se vem mais valorização pela frente.
Na visão de João Piccioni, analista-chefe da Carteira Empiricus junto de Felipe Miranda, o consumo chinês ainda está muito restrito e distante da realidade pré-pandemia: “O consumo ainda está muito fraco, a produção industrial no ano não cresce e vendas ao varejo ainda muito abaixo do que vimos lá atrás. A receita da maior empresa de chips para celular da China caiu 20% no primeiro trimestre, contra um 1T22 também ruim. Não vejo impulso capaz de fazer as coisas andarem com velocidade na China”.
No caso do Brasil, o cenário macroeconômico ainda é de juros e inflação elevados, ainda que caminhem para uma desaceleração. Larissa Quaresma, também analista da Empiricus Research, não considera este o melhor ambiente para aumentar o peso da carteira de investimentos em commodities.
Por outro lado, isso não quer dizer que o investidor não deva ter ações do setor na carteira: “É só não ter uma posição muito grande“, recomenda a analista.
Ruy Hungria também orienta a ter uma posição limitada no portfólio, mas entende que, para quem busca dividendos, o setor de commodities tem potencial de continuar “pagando bem”: “No caso da série Vacas Leiteiras, a carteira recomendada tem uma exposição de 20 a 30% do portfólio nessas companhias, mas é apenas porque são ações muito baratas e de empresas que geram muito caixa, com potencial de pagar bons dividendos“.
No Podca$t, a equipe se aprofunda ainda mais no tema e fala dos diferentes segmentos de commodities, em especial sobre o comportamento do ouro e do petróleo.
Além disso, nos últimos dois meses o índice de Small Caps já supera o Ibovespa em 3%, sendo que a queda do juro longo ajudou muito. Diante desse cenário, os analistas avaliam se ainda há espaço para subir mais e se é hora de comprar small caps.
Para entender como se posicionar diante dessas altas, assista ao programa completo: