Quem faz operações no mercado financeiro, principalmente as do tipo Day Trade, costuma observar várias nuances para entender qual será o próximo movimento dos preços.
Nesse sentido, algo que pode ajudar o trader a tomar uma decisão é o chamado pullback.
Apesar de ser necessário analisá-lo com outros indicadores, esse movimento pode fornecer uma boa entrada no mercado.
O que é pullback?
Pullback é um termo usado para designar uma estabilização do preço de um ativo ou seu movimento na direção contrária por um curto período, para depois continuar seguindo em direção da tendência.
É como se fosse um fôlego tomado pelo mercado antes de continuar seu movimento.
Para ficar mais claro, imagine que o preço de um papel está subindo durante várias horas, mas por alguns minutos ele cai um pouco dando a impressão de que um movimento de baixa irá se iniciar. Porém, após esse “respiro” ele continua a subir. Esse é um exemplo perfeito de pullback.
Em termos práticos, isso significa que os investidores pararam de comprar o ativo por ele estar caro demais, mas após uma rápida queda houve um novo ânimo do mercado em continuar comprando e seguir a tendência.
- Day trade descomplicado: receba dicas de especialistas da Empiricus Investimentos gratuitamente, direto no seu WhatsApp. Cadastre-se aqui.
Como identificar um pullback?
Existem várias formas de identificar um pullback. Uma delas é observar o volume de negociações e procurar sinais de estabilização ou força contrária.
Aqueles que são adeptos da análise gráfica podem identificar esse tipo de comportamento facilmente nos gráficos, pois é possível localizar de forma visual pontos em que o preço fez esse movimento.
Nos gráficos em que os candlesticks são representados pela cor verde para subida e vermelha para descida, o pullback pode ser identificado por um candle grande vermelho em meio aos candles verdes, por exemplo.
Qual a diferença de pullback e reversão?
Enquanto o pullback traz a premissa de que o preço vai continuar seguindo a tendência, a reversão indica que o mercado realmente mudou de direção. Por exemplo: os preços estavam subindo, mas começaram a cair com bastante força.
É comum que investidores confundam os dois movimentos e percam dinheiro no mercado ao acreditarem estar diante de um pullback que depois mostra se tratar de uma reversão.
Como usar o pullback da forma correta?
Para usar esse movimento o investidor deve ter certeza de que realmente se trata de um pullback. Então, é necessário avaliar outros indicadores, como médias móveis, bandas de Bollinger e retração de Fibonacci.
Se a análise for correta, o investidor poderá entrar na operação quando o mercado dar sinais de que vai voltar a seguir a tendência.
Mas lembre-se de que na renda variável é difícil ter 100% de certeza das análises. Então, mesmo após observar diversos pontos você ainda pode se enganar e terminar no prejuízo.
Por isso, é importante ter calma e saber que os dias de perda, desde que estejam dentro do seu gerenciamento, fazem parte da vida do investidor.
É seguro fazer operações no pullback?
O pullback é apenas um dos pontos a serem considerados durante uma operação, por isso uma operação mais segura no mercado financeiro deve envolver outras variáveis.
Além disso, lembre-se de que grande parte das operações observando esse movimento são do tipo Day Trade, em que os investidores compram e vendem ativos dentro de um mesmo dia.
Trata-se de uma opção extremamente volátil e com altos riscos. Além de muito conhecimento é exigido um bom controle emocional.
Mas para ter cada vez mais segurança em suas operações, estude bastante e conheça todas as ferramentas que podem auxiliá-lo. Também é importante não investir todo o seu patrimônio em um único ativo.
Seguindo essas dicas é sim possível usar o pullback como uma das estratégias para lucrar no mercado financeiro.
O pullback é uma estratégia nas opções binárias, onde o trader opera a favor da correção do mercado e contrário à tendência por um curto período.
O pullback é um movimento rápido contra a tendência seguido por uma recuperação no mesmo sentido da tendência atual. Já o pivot é o ponto de rompimento confirmado de uma resistência.
Candle é operar através da representação gráfica que reúne informações sobre o preço do ativo durante um período de tempo determinado.
Para saber se um movimento é verdadeiro observe se houve um grande aumento no volume de negociações para aquela direção.
A análise de um pullback deve ser feita com outros indicadores, como médias móveis e indicadores de volumes.