Mercado

Tape Reading: o que é e como usar esse tipo de análise para operar ativos

Tape reading é uma técnica que analisa o fluxo de ordens de um determinado papel para operar. Entenda melhor como funciona o tape reading e quais são seus conceitos.

Por Equipe Empiricus

04 jul 2023, 09:50 - atualizado em 19 fev 2024, 12:11

Imagem de gráficos para representar o tape reading, uma das primeiras técnicas de análise da Bolsa de Valores (B3)

As operações do tipo day trade e swing trade estão entre as preferidas dos investidores da bolsa que aceitam se expor a riscos maiores em busca de lucros altos. Mas, para ter sucesso nesse tipo de operação é preciso dominar as principais técnicas. Uma delas é o tape reading.

O tape reading permite que você tenha uma visão mais clara do que os chamados grandes players estão fazendo e tome decisões baseadas nisso. 

O que é tape reading?

Tape reading é conhecida como a análise do fluxo de ordens. Essa é uma técnica de operação no mercado financeiro pela qual o trader analisa o book de ofertas

Acompanhando o fluxo de operações, é possível definir com mais clareza para que lado o mercado vai e qual o melhor momento para tomar uma ação de compra ou venda.

Ao usar essa técnica, os traders costumam ficar no encalço dos grandes investidores, aqueles que realmente movimentam o mercado, para seguir na mesma direção que eles. É o que muitos profissionais da área chamam de “acompanhar os tubarões”.

Além de ajudar a decidir a melhor hora para iniciar uma operação, o fluxo de ordens pode lhe dizer quando o mercado está perdendo força para que você encerre sua posição. 

  • Quer fazer day trade com quem entende do assunto? Nesta comunidade gratuita do WhatsApp, os traders da Empiricus Investimentos liberam dicas todos os dias e ensinam como operar de forma estratégica e potencialmente lucrativa. Clique aqui para começar a receber as recomendações.

Como surgiu o tape reading?

Essa técnica nasceu nos primórdios das operações na bolsa, quando ainda não havia muita tecnologia disponível e as ações eram negociadas por telefone.

Desde aquela época, os traders usavam algumas técnicas para melhorar os resultados de suas operações e uma delas era a leitura das fitas, em que as operações eram registradas. Daí surgiu o termo tape reading, que quer dizer “leitura da fita”.

Mas, com a popularização da internet e a criação de novos sistemas, essa “leitura da fita” pode ser feita diretamente na casa do investidor por meio de uma plataforma, que muitas vezes é disponibilizada gratuitamente pelas corretoras de valores.

Como funciona o tape reading?

O tape reading funciona por meio da análise dos preços e das negociações. Isso geralmente é feito de três formas:

Histórico de operações

Como o próprio sugere, o histórico de operações implica em analisar diversos dados sobre as operações que passaram, como quantidade, preço, instituições financeiras envolvidas e outros detalhes.

Book de ofertas

No book de ofertas, o trader consegue identificar os investidores que estão posicionados para realizar uma operação. Assim, é possível saber a quantidade, a instituição financeira e o preço no qual eles estão aguardando para atuar.

Volume de profile

Essa ferramenta ajuda o investidor a identificar as intenções dos grandes players em um ambiente totalmente organizado, sendo possível separar por cores as regiões em que muitas instituições estão posicionadas.

Quais as vantagens do tape reading?

O tape reading traz algumas vantagens, como:

  • Permite uma observação mais profunda do comportamento de grandes investidores;
  • Evita que o investidor perca o timing e não aproveite uma boa oportunidade;
  • Ajuda a identificar movimentos falsos do mercado.

Quais as desvantagens do tape reading?

A principal desvantagem do tape reading é que é preciso muito conhecimento e experiência para aplicá-la, já que é preciso analisar vários dados ao mesmo tempo e de forma extremamente rápida.

Sendo assim, aqueles que são novatos ou têm um conhecimento intermediário do mercado podem se sair melhor se utilizarem outra abordagem.

É melhor usar tape reading ou análise técnica?

Na verdade, usar as duas técnicas em conjunto vai ajudar o investidor a tomar decisões cada vez melhores, pois ele terá mais dados para validar suas ações.

Uma boa ideia é começar com a análise técnica, pois é mais fácil assimilar seus conceitos e colocá-los em prática. Além disso, muitas pessoas se sentem mais confortáveis ao analisar os dados em um gráfico.

Depois incremente o tape reading em suas operações pouco a pouco.

O que é leitura de fita?

Tape reading é conhecida como a análise do fluxo de ordens. Essa é uma técnica de operação no mercado financeiro pela qual o trader analisa o book de ofertas. 

Quem criou o tape reading?

A fita foi criada por Edward A. Calahan, mas foi Thomas Edison quem desenvolveu a máquina capaz de lê-la.

Tape reading realmente funciona?

Sim. Essa técnica é muito usada por traders profissionais.

Qual a melhor plataforma para tape reading?

A escolha da melhor plataforma para tape reading pode depender de várias considerações, incluindo recursos específicos, interface do usuário, custo e preferências pessoais.

Como identificar entradas no tape reading?

A identificação de entradas no tape reading envolve a observação cuidadosa e a interpretação das informações fornecidas pelo livro de ofertas e pelo fluxo de negócios.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.