Investimentos

Produção de maio de 3R Petroleum cai, mas Polo Papa-Terra deve impulsionar crescimento à frente

O novo ativo deve retomar o ritmo de produção nos próximos meses e aumentar a produção; na visão da Empiricus Research, não há motivo para se preocupar.

Por Larissa Quaresma, CFA

15 jun 2023, 09:56 - atualizado em 15 jun 2023, 09:56

3R Petroleum (RRRP3)
Imagem: Divulgação/3R Petroleum

Ontem (14), antes da abertura do mercado, a 3R Petroleum (RRRP3) divulgou seus dados de produção referentes a maio de 2023, que vieram até resilientes, considerando a interrupção temporária no Polo Papa-Terra

A produção média diária no mês atingiu 22,3 mil barris de petróleo equivalente por dia (boe/d), queda de 11% em relação ao mês anterior.

Contudo, vemos um crescimento importante em todos os Polos, sendo a paralisação do Papa-Terra o responsável pela retração. Se o ativo estivesse operando em seu estado normal, deveríamos ver um crescimento de 8% M/M boe/d, segundo nossas estimativas. 

Dentre os destaques, na ponta negativa, como mencionamos, está o Polo Papa-Terra, que apresentou queda de produção na ordem de 52% M/M bbl/d. Mas, no final de maio, o ativo iniciou a retomada de produção, assim, esperamos ver um nível mais próximo da normalidade em junho. 

Do lado positivo, o maior destaque foi do Polo Rio Ventura, que cresceu a produção em +44% boe/d M/M, alinhado com a maior demanda de gás na região. Com a maior demanda do comprador no âmbito do contrato take or pay, o Polo Peroá também se destacou com produção 32% maior que a registrada em abril. Por fim, o Polo Macau, avançou com suas melhorias operacionais que estão em curso e aumentou a produção em 10% M/M boe/d.

Nossa visão para os próximos meses é de continuidade no crescimento orgânico da produção, puxado principalmente pelo retorno da produção no Polo Papa-Terra e continuidade nas evoluções operacionais no Polo Macau. Além disso, o fechamento da compra do Polo Potiguar, no início deste mês, deve quase dobrar a produção consolidada atual da 3R, saindo de 22 mil boe/d para cerca de 39 mil boe/d – assumindo que não haverá interrupções neste primeiro mês. 

Por fim, gostamos dos dados de produção do mês de maio. Apesar da pressão crescente do mercado sobre o ativo, enxergamos assimetria positiva nas ações de 3R Petroleum (RRRP3), sustentada pelo valuation atrativo, e seguimos construtivos com o ramp-up de produção da companhia, sempre acompanhando de perto a evolução da execução. A companhia segue como uma recomendação de compra da Empiricus Research. 

E agora, com a Bolsa subindo, é ainda mais indicado estar posicionado em ações. Por isso, preparamos um relatório gratuito, atualizado mensalmente, com 10 ações indicadas para investir no momento. CLIQUE AQUI PARA RECEBER O RELATÓRIO GRATUITAMENTE.

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de ações há 10 anos, é responsável pela série As Melhores Ações da Bolsa e pela carteira mensal Empiricus 10 Ideias, além de integrar a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Ao longo da carreira, teve passagens pela Núcleo Capital, tradicional fundo de ações brasileiro, e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, aluna visitante da Stanford University e com certificações CFA, CNPI e CGA.