Times
Investimentos

Magalu (MGLU3), Vale (VALE3) e mais: confira as 10 recomendações de julho para aproveitar o bull market do Ibovespa

Ibovespa deve continuar sequência de alta no início do segundo semestre; confira as recomendações da Empiricus Research para julho

Por Juan Rey

03 jul 2023, 17:17 - atualizado em 03 jul 2023, 17:18

Ibovespa carteira recomendada ações Vale (VALE3) MGLU (MGLU3)
Imagem: Unsplash

Não é novidade para ninguém que as ações da bolsa de valores brasileira vivem dias pra lá de positivos. Carregado pela provável queda da taxa Selic no segundo semestre, o Ibovespa subiu 9% em junho.

Os investidores estão, aos poucos, voltando para a renda variável, depois de anos de fuga para a renda fixa. Para o analista-chefe da Empiricus Research, João Piccioni, o momento é de pinçar as boas ações que conseguem surfar bem cenários de queda de juros. 

Além disso, ele acredita que o mês de julho pode ser positivo para as commodities que, na contramão das empresas mais sensíveis à curva de juro, sofreram no primeiro semestre.

“O que carregou o Ibovespa para cima no último mês foi o cíclico doméstico. No caso das commodities, vimos as ações da Vale patinando. É uma empresa que está menos ligada ao Brasil e mais aos mercados internacionais. Estou na cabeça que poderemos ver uma recuperação desses ativos, o que traria uma manutenção da alta da bolsa”, avalia.

Fora as commodities, o analista crê em um mês positivo para as empresas cíclicas domésticas que não acompanharam as significativas altas do setor em junho. 

“O setor de varejo foi bem no começo do mês e deu uma patinada, dado que o cenário econômico brasileiro ainda guarda alguma preocupação. Mas acho que o segmento pode ter um desafogo em julho. Minha expectativa é que o caminhão de dinheiro para a bolsa está começando a ser despejado”, analisa.

Neste contexto, Piccioni acredita que o começo do segundo semestre tem tudo para ser novamente positivo para o Ibovespa. Pensando nisso, a Empiricus Research montou uma carteira com dez ações para se ter em julho.

Vale (VALE3) vai ajudar o Ibovespa a se manter em alta?

As ações da mineradora Vale (VALE3), empresa de maior peso no Ibovespa, não têm tido um bom ano. Os papéis caíram cerca de 26% no primeiro semestre.

Para Piccioni, o próximo resultado operacional da empresa ainda deve ser ruim. “O binômio preço do minério e do dólar obviamente vai fazer com que o resultado da Vale seja um pouco pior neste período”.

No entanto, a companhia negocia a preços muito atrativos depois de desabar. “É uma empresa extremamente geradora de caixa. Semestres bons e ruins são uma coisa natural”.

O analista vê iniciativas interessantes por parte da Vale, como o programa de recompra de ações e as negociações adiantadas com um parceiro estratégico para a divisão de metais básicos, que pode destravar valor para a companhia. 

A empresa também foi muito castigada ao longo do ano pela decepção com a reabertura da China, sua principal cliente, que ocorreu de forma menos intensa que o esperado. Mas, para Piccioni, os dados do país asiático não mostram uma diminuição significativa da importação de minério de ferro.

“A ação guarda muita margem de segurança nos preços atuais. Faz sentido manter no portfólio ou até ter um pouco mais de Vale. É uma oportunidade”, acredita. 

Magazine Luiza decepcionou no último mês; chegou a hora da virada?

Outra ação recomendada para julho é MGLU3. Depois de cair 10,4% no último mês, o analista acredita que a companhia pode ter “ficado pra trás” em termos de preço. 

“Nos preços atuais, a ação está largada. Não acho que seja uma empresa que está super barata, mas dado o que já vimos, me parece uma oportunidade. É uma aposta um pouco mais especulativa, mas dentre as especulativas do setor, acho a melhor”.

Piccioni destaca que a companhia tem uma gestão competente e que já deu a volta por cima em outras situações. “Tem tudo para fazer de novo. O cenário do varejo está muito difícil, mas no momento que houver folga de orçamento das pessoas, a Magalu está bem posicionada para voltar a ganhar participação de mercado”.

Direcional Engenharia (DIRR3): voando em 2023

A Direcional é uma empresa conhecida pelos assinantes da Empiricus Research. Com grande desempenho no primeiro semestre, a companhia tem aproveitado com maestria a volta do programa Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, a Direcional fez recentemente um follow-on (emissão de novas ações) bem sucedido.

“Eles têm sido regrados, escolhido bons projetos, crescido de uma forma ordenada e aproveitado o cenário positivo para o MCMV com o novo governo. Com o dinheiro que veio da oferta, vão conseguir andar, distribuir dividendos e trazer um retorno legal para o acionista”, aponta Piccioni.

3tentos (TTEN3): uma small cap do setor agrícola

A 3tentos é uma das empresas do segmento agro que distribui fertilizantes e insumos agrícolas. Para o analista, a recente expansão da operação no Mato Grosso deve destravar valor no médio e longo prazo.

Adicionalmente, a ação tem potencial para explorar uma “virada” das commodities agrícolas no segundo semestre de 2023. 

“A situação destas commodities ainda suscita dúvidas, mas passado o pior momento, dada a ciclicidade desses movimentos, tem tudo para voltar a chamar a atenção. A 3tentos se aproveita desse ambiente um pouco melhor”.

Por se tratar de uma small cap, a companhia tem um peso menor dentro da carteira de 10 ideias para o mês. 

Confira de forma gratuita as outras 6 recomendações para surfar a alta do Ibovespa

Além das quatro empresas recomendadas neste texto, outras seis compõem a carteira de julho.

Você pode conferir as 10 ideias, além do peso de cada uma no portfólio, de forma gratuita neste link ou no botão abaixo.

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br