Times
Investimentos

3R Petroleum (RRRP3): dados de produção sobem 68% em junho com a entrada do Polo Potiguar

Como estimado, Polo Potiguar, adquirido oficialmente em junho, tem elevado a produção de 3R a outro patamar.

Por Larissa Quaresma, CFA

07 jul 2023, 11:06 - atualizado em 07 jul 2023, 11:06

3R Petroleum RRRP3
Imagem: 3R Petroleum/Divulgação

Ontem (6), após o fechamento do mercado, a 3R Petroleum (RRRP3) divulgou sua produção de junho de 2023. Enxergamos o número como positivo, principalmente pela retomada de produção no Polo Papa-Terra, que deteriorou o número de maio devido à paralisação, e pela incorporação de 100% do Polo Potiguar em 8 de junho. 

A produção média diária no mês atingiu 37,7 mil barris de petróleo equivalente por dia (boe/d), alta de 68% em relação ao mês anterior. Destaque para os Polos Papa-Terra e Potiguar, que contribuíram com produção de 7,5 mil boe/d (+71%) e 12,4 mil boe/d, respectivamente.

Conforme pontuamos ao longo dos últimos dados de produção, a entrada do Polo Potiguar marca uma nova etapa para a companhia, levando o seu nível de produção para um novo patamar — e de maior complexidade operacional, ponto que seguiremos monitorando de perto.

Ainda, vale destacar a evolução orgânica na produção do Polo Macau, com alta de 9,6% boe/d M/M, para 5,7 mil boe/d. O ativo engata uma sequência importante de crescimento, fruto das melhorias operacionais em curso, aproximando-se a cada mês do seu nível de produção normalizado (de 7,5mil boe/d). 

Na ponta negativa, o Polo Peroá registrou redução de 13,7% boe/d M/M, como reflexo do impacto de uma parada programada na Unidade de Tratamento de Gás Natural (UTG) ligada à sua operação, a qual interrompeu o recebimento de gás por alguns dias do mês. 

Olhando para os próximos meses, esperamos ver continuidade no crescimento orgânico, puxado principalmente pelos Polos i) Potiguar, dado que o ativo deve operar o mês cheio a partir de julho — em junho, a produção foi contabilizada a partir da segunda semana, quando o ativo entrou em operação; ii) Papa-Terra, que ainda não voltou para sua produção pré-paralisação (~9 mil boe/d); e iii) Macau, com a progressão de performance decorrente das otimizações no ativo. 

Em suma, gostamos dos dados de produção do mês de junho. Apesar da pressão recente do mercado sobre o ativo, enxergamos assimetria positiva nas ações de 3R Petroleum (RRRP3), sustentada pelo valuation atrativo, e seguimos construtivos com o ramp-up de produção da companhia, sempre acompanhando de perto a evolução da execução. A ação segue como uma recomendação de compra da Empiricus Research. 

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de Ações focada em Bancos e Instituições Financeiras, integra a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Mais de 5 anos de experiência em análise de empresas, com passagens pela Núcleo Capital e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, com certificações CFA, CNPI e CGA.