Times
Investimentos

Por que a fusão de Americanet e Vero, duas grandes provedoras de internet, pode favorecer Desktop (DESK3)?

Veja por que essa operação pode levar a um possível IPO e escancarar o quão baratas estão as ações de Desktop e do setor como um todo.

Por Richard Carboni Camargo

13 jul 2023, 11:44 - atualizado em 13 jul 2023, 11:44

desktop (desk3)
Imagem: Unsplash

Ontem (12), foi oficialmente anunciada a fusão de Americanet e Vero, duas grandes provedoras regionais de fibra óptica brasileiros.

A Vero é a maior ISP (provedora regional de internet, na sigla em inglês) do estado de Minas Gerais e possui uma presença considerável também nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; a Americanet é também um player relevante no interior de São Paulo (com maior ênfase no norte do estado, onde a Desktop tem pouca presença).

Ambas as empresas, assim como a Desktop, são controladas por fundos de Private Equity e seguem uma estratégia claramente similar a da nossa investida.

Com a união, a empresa combinada terá mais de 1,5 milhão de clientes (entre fibra, telefonia e televisão). 

Do ponto de vista comercial e estratégico, não há muito o que ser analisado aqui. Vemos, porém, implicações mais importantes para o valuation das empresas listadas.

As empresas não revelaram os valores envolvidos na fusão, mas com uma ISP tão grande, o caminho natural será um IPO em algum momento nos próximos anos ou meses (a depender das condições de mercado).

Por ser controlada por dois fundos de private equity, a empresa nascente da fusão da Vero e Americanet precisará de uma saída estratégica em algum momento. Do ponto de vista regulatório, é difícil imaginar a aprovação de que a empresa fosse comprada por alguma gigante do setor.

Por isso, o caminho mais provável nos parece mesmo o IPO (oferta pública inicial).

Mas, se a empresa quiser ir à Bolsa, ela terá que nos ajudar a responder uma pergunta muito importante: a que preço?

Quando vieram à B3, todas as ISPs atualmente listadas negociavam a múltiplos que eram, literalmente, múltiplas vezes superiores aos atuais.

Desktop valia algo como 16x Ebitda, Unifique 12x e a Brisanet impressionantes 25x Ebitda. 

   Elaboração: Empiricus | Fonte: Koyfin

Como mencionamos em nossa recomendação de Desktop, os múltiplos atuais estão muito descontados. 

O IPO de grande player do setor, eventualmente, pode ajudar no processo de expansão de múltiplos das ISPs atualmente listadas, ao trazer mais visibilidade e deixar escancarado o quão baratas estão essas ações.

Parece contraditório, mas esse é o tipo do caso em que o sucesso da concorrência será mais do que bem-vindo.

Seguimos compradores de Desktop (DESK3).

Economista formado pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), é analista de ações certificado pelo CNPI, especialista no setor de tecnologia, com foco em ações internacionais. Está na Empiricus há 5 anos, onde é responsável por relatórios nacionais e internacionais, como o MoneyBets Revolution, um portfólio de teses especulativas em segmentos como healthtech, energia sustentável, software e games. Antes da Empiricus, trabalhou por 5 anos no setor de tecnologia.