Times
Investimentos

Bull market do Ibovespa chegou ao fim? Entenda em qual momento do ciclo estamos

Bom momento do Ibovespa deve continuar, mas com uma dinâmica diferente, segundo estrategista-chefe da Empiricus; entenda

Por Juan Rey

20 jul 2023, 15:39 - atualizado em 20 jul 2023, 15:39

bull market ibovespa

Nesta altura, já não é mais novidade que as ações brasileiras, na média, entregaram bons resultados em 2023. Desde que atingiu a mínima do ano, em 23 de março, aos 96.997 pontos, o Ibovespa subiu de maneira estelar e alcançou a máxima de 120.516 pontos em 21 de junho.

Depois da alta de 24,2% em menos de três meses, que configurou oficialmente o bull market (tendência geral de alta do mercado), o índice passou a ter dificuldades para superar a barreira dos 120 mil pontos. Por diversas vezes, chegou perto e recuou. 

Em julho, o Ibovespa apresenta desempenho negativo: -0,45%. 

O bull market do Ibovespa chegou ao fim?

Para o co-fundador e estrategista-chefe da Empiricus Research, Felipe Miranda, as perspectivas para o Ibovespa e a bolsa brasileira como um todo continuam favoráveis. Isto é, o bull market não acabou – e está longe disso.

No entanto, ele acredita que a primeira fase do bull market está perto do fim. Antes de entender qual será a próxima dinâmica dos ativos, voltaremos ao que aconteceu de março a junho.

Quando o Ibovespa atingiu o fundo, aos 96.997 pontos, as ações brasileiras estavam extremamente baratas. Era consenso. 

No entanto, faltavam motivos para que o barato deixasse de ficar ainda mais barato. E eles vieram. Depois de um início de ano rodeado de incertezas políticas, o governo passou a dar sinalizações de que seria mais responsável fiscalmente. 

Pautas como o arcabouço fiscal e a reforma tributária avançaram, e acalmaram os ânimos.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos e a Europa subiam – e, por enquanto, ainda sobem – fortemente os juros. As economias desenvolvidas vivem o maior aperto monetário em décadas.

Por outro lado, a inflação brasileira dava sinais de arrefecimento e o mercado passou a considerar a queda da taxa Selic em agosto, o que deve se confirmar.

“O Brasil e o México foram os mercados emergentes eleitos nessa história”, afirma Felipe Miranda.

O resultado disso tudo? O Ibovespa avançou mais de 24% em três meses

“Na primeira fase do bull market tudo sobe ao mesmo tempo sem diferenciação. Expandem-se os múltiplos e pelo mesmo lucro você está disposto a pagar um preço maior. Tem muita cobertura de posição vendida. É o famoso re-rating”, explica o estrategista-chefe da Empiricus. 

Agora, a situação é outra. “Estamos transicionando entre a primeira e a segunda fase”, aponta.

Se na primeira fase todos os ativos estavam muito depreciados, agora é necessário um critério ainda maior para investir. As particularidades de cada empresa serão fundamentais para o avanço das ações

“Na segunda fase do bull market os lucros começam a importar mais. Precisamos de fato de melhorias operacionais dos fundamentos mais idiossincráticos do que sistêmicos das companhias”.

“Não é mais um re-rating geral, não é tudo que vai subir. Começa a ter maior necessidade de seletividade, de ver que uma ação vai subir e outra do mesmo setor eventualmente vai cair. É preciso um rigor analítico maior”, avalia Felipe Miranda.

Temporada de resultados do 2T23 tem importância ainda maior

O estrategista-chefe da Empiricus cita o exemplo da Nasdaq. Depois de subir mais de 38% no ano, inflado pela narrativa da inteligência artificial que empurrou as empresas de tecnologia, o índice cai cerca de 1,5% até às 15h desta quinta (20).

A queda, lembra o analista, está associada aos resultados operacionais piores que o esperado reportados pela Netflix e pela Tesla. “São movimentos particulares guiando o preço das ações”.

Por isso, a temporada de resultados operacionais das empresas no segundo trimestre do ano será ainda mais importante que o habitual. 

“A partir de agora, vamos olhar empresa a empresa e focar em quem tem aumento de earnings, quem tem melhora de fato para além do beta. Estamos no momento de entrar nas nuances de cada companhia ao invés de surfar uma sensibilidade a uma melhora de condição sistêmica”, afirma Felipe.

Você pode conferir o calendário com a divulgação dos resultados das empresas nacionais e internacionais no site da Empiricus. Também publicaremos análises dos balanços divulgados pelas principais companhias brasileiras e estrangeiras listadas em bolsa. 

Para conferir 10 ações indicadas pela Empiricus Research para ter a possibilidade de lucrar na segunda fase do bull market do Ibovespa, clique aqui

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br