Na última semana, as BDRs da empresa de e-commerce Mercado Livre (MELI34) entraram na Carteira Empiricus, portfólio multimercado da casa.
Segundo o analista Fernando Ferrer, da Empiricus Research, alguns motivos pesaram para a escolha do papel.
O primeiro, o valuation. Por se tratar de uma empresa de alta qualidade, as ações do Mercado Livre tradicionalmente negociam a valores esticados. Agora, embora os papéis não sejam nenhuma pechincha, a assimetria está mais favorável.
“Temos a preocupação de não indicar apenas uma boa empresa, mas também um bom investimento. O valuation impossibilitava a gente de estar posicionado no ativo e agora está melhor do que foi no passado”, afirmou.
Caso Americanas beneficiou Mercado Livre
Um outro fator é que o Mercado Livre perdeu uma competidora de peso em 2023: a Americanas. De acordo com o analista, a queda nas vendas online da empresa, que está em recuperação judicial, foi de 95%. “Praticamente saiu do jogo”.
Beneficiado por este efeito, o Meli conseguiu no 2T23, pela primeira vez, ultrapassar a marca dos R$ 10 bilhões em volume bruto de mercadorias transacionadas (GMV).
A forte expansão, inclusive, é uma marca registrada da companhia. No último trimestre, a receita líquida cresceu 31% quando comparada ao mesmo período do ano passado.
Além disso, o Mercado Livre apresentou evolução em todas as regiões que atua, especialmente na Argentina (+156%), no México (+45%) e no Brasil (+23%). Tudo isso em um ambiente macroeconômico que, embora esteja mais favorável, ainda é delicado.
“A empresa cresce não só no número de itens vendidos e no fortalecimento da logística nas localizações em que já atua, mas também em novas localizações, como o México”, afirma.
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Take rate cresceu significativamente nos últimos anos
Boa parte do crescimento acelerado do Mercado Livre é explicado pelo take rate, isto é, o percentual da mercadoria vendida que vira receita para a empresa.
Em 2010, o take rate era de 6%. Agora, o percentual chega próximo dos 20%.
“A empresa consegue atrair cada vez mais os vendedores, com novas funcionalidades, de modo com que a logística, o processo de recebimento, empacotamento e de transporte fiquem melhores e o cliente tope pagar a mais por isso”, afirmou Ferrer.
Com um cenário macroeconômico cada vez mais favorável, a tendência é que os resultados da companhia evoluam ainda mais nos próximos trimestres.
Pelos motivos acima, o Mercado Livre (MELI34) passou a fazer parte da Carteira Empiricus, principal portfólio da casa.
Confira a entrevista completa de Fernando Ferrer sobre o assunto no Giro do Mercado: