Times
Investimentos

3R Petroleum (RRRP3): Polo Papa-Terra é destaque negativo em dados de produção abaixo das expectativas

Por conta de manutenções, polo Papa-Terra apresenta queda na produção de 38,5% em agosto. Confira os dados reportados pela 3R Petroleum

Por Larissa Quaresma, CFA

13 set 2023, 12:13 - atualizado em 13 set 2023, 12:13

3R Petroleum RRRP3
Imagem: 3R Petroleum/Divulgação

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou sua produção de agosto/2023. A operação teve uma série de manutenções ao longo do mês, além de um evento extraordinário (o apagão de energia em 15/agosto), o que implicou números mais fracos do que esperávamos.

O Cluster Papa-Terra foi o maior detrator do resultado, com queda mensal de 38,5% na produção de óleo, que atingiu uma média de 4,8 mil barris de óleo bruto por dia (bbl/dia).

Segundo a companhia, a performance é decorrente de manutenções preventivas e corretivas nas instalações do ativo — algumas relacionadas aos mesmos problemas que levaram as paralisações anteriores do ativo, na nossa visão.

Acreditamos que o ritmo de evolução na produção do Papa-Terra será menor do que o previsto, uma vez que as recorrências das manutenções começam a apontar necessidades de correções estruturais mais profundas.

Esse cenário deve perdurar até o segundo semestre de 2024, quando está a expectativa do ativo alcançar uma eficiência operacional mais elevada.

O Cluster Potiguar, apesar de em menor intensidade, também registrou redução na produção quando comparado ao mês anterior (-2,8% boe/d).

Tanto o Polo Macau como o Polo Potiguar tiveram seu escoamento de óleo prejudicados pela manutenção nas instalações de tancagem em Guamaré, que foram transferidas pelo antigo operador com diversos tanques fora de operação. Além disso, o apagão de energia que afetou o país no dia 15 também afetou a produção dos ativos do Cluster.

Do lado positivo, no Cluster Recôncavo, a produção apresentou crescimento mensal de 3,4% boe/d, explicado pelo incremento na produção de óleo no período (+16,5% bbl/d).

3R Petroleum: produção de agosto quebra tendência positiva que se formava no trimestre

Em resumo, e sem pontos positivos com relevância equivalente aos negativos, a produção de agosto veio abaixo das nossas estimativas e do mercado, além de quebrar a tendência positiva que se formava no trimestre.

Apesar de ainda enxergamos assimetria positiva para as ações da 3R no nível atual de preço, a pressão por crescimento orgânico deve aumentar com a frustração sobre estes dados operacionais.

Principalmente nos polos Potiguar e Papa-Terra, os principais ativos da companhia, as manutenções e correções precisam se mostrar eficientes logo, para que os ativos possam caminhar para seu potencial máximo de produção — que ainda está bem distante.

Sustentada principalmente pelo valuation atrativo, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) seguem como recomendação da Empiricus Research. Como sempre, seguiremos monitorando de perto a evolução do case. 

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de Ações focada em Bancos e Instituições Financeiras, integra a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Mais de 5 anos de experiência em análise de empresas, com passagens pela Núcleo Capital e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, com certificações CFA, CNPI e CGA.