O sistema financeiro brasileiro é composto por diversas instituições, sendo os bancos comerciais os mais conhecidos entre os brasileiros.
Afinal, são os bancos comerciais os responsáveis por atender toda a demanda por crédito e até mesmo oferecer algumas opções de investimentos para seus clientes.
O que são bancos comerciais?
De acordo com o Banco Central do Brasil, bancos comerciais são instituições públicas ou privadas, no caso sociedades anônimas, que fornecem recursos para comércio, indústria, prestadores de serviços e à população em geral.
Dessa forma, é por meio deles que uma empresa ou pessoa física toma empréstimo, paga suas contas, transfere recursos para outras pessoas e empresas e realiza inúmeros outros serviços.
Vale destacar que apesar do conceito de banco existir há muito tempo, o modelo atual como o conhecemos surgiu em 1406, em Florença, na Itália, com a fundação do Banco de San Giorgio.
De lá para cá, os bancos foram se tornando mais sofisticados e evoluindo à medida em que passaram por diversas crises financeiras como a de 1929 e 2008.
Quais as funções básicas dos bancos comerciais?
A função principal de um banco comercial é fazer a intermediação entre uma empresa que empresta recurso e outra que precisa dele. Além disso, ela também oferece outros tipos de serviços para a sociedade.
Além de atender a demanda por crédito de agentes deficitários, os bancos oferecem opções de poupança, investimento e títulos de capitalização para agentes superavitários, e também fazem cobranças mediante comissão e até serviços de câmbio.
Fora isso, os bancos comerciais emitem meios de pagamento como cartão de crédito e cheques, fazem transferência de fundos, custódia de valores, aluguel de cofres, dentre outros tipos de serviços.
Quais as principais características de um banco comercial?
A principal característica de um banco comercial é que ele tem uma enorme participação na multiplicação da moeda corrente, por meio da captação e repasse dos recursos.
Dessa forma, quando a taxa de juros básica da economia está baixa, os bancos aumentam as operações de crédito e, com isso, passa-se a ter mais dinheiro circulando na economia – o que aumenta a base monetária.
Por outro lado, quando a taxa de juros está alta, há menos procura por crédito. Sendo assim, os bancos fazem menos operações de crédito e há menos moeda circulante.
Quais são os principais bancos comerciais no Brasil?
Existem no Brasil, segundo o relatório mais recente do Bacen, mais de 170 bancos comerciais em funcionamento. Portanto, é possível observar que houve uma grande expansão desses agentes por conta da tecnologia.
No entanto, os principais bancos continuam sendo os tradicionais como Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Santander, Bradesco e Banco do Brasil.
Dentre os bancos digitais que também fazem a função de um banco comercial e que figuram entre os mais conhecidos estão o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Neon.
Banco comercial e banco múltiplo são a mesma coisa?
Com o desenvolvimento do mercado financeiro, muitos bancos passaram a não só fazerem a função de um banco comercial, como também operar como um banco múltiplo, o que faz muita gente confundir os termos.
O banco múltiplo é aquele que além de prestar todos os serviços de um banco comercial, também tem autorização para operar como um banco de investimento.
Dessa forma, os bancos podem oferecer todos os serviços listados acima e também intermediar outras operações do mercado financeiro. Por isso, as grandes instituições financeiras já operam como bancos múltiplos.
Qual a diferença entre banco comercial, de investimento e bancos digitais?
Os bancos digitais oferecem basicamente os mesmos produtos e serviços que um banco comercial, com a diferença de que eles não possuem uma agência física e dispõem de serviços fora do horário comercial.
Já os bancos de investimentos são voltados para pessoas jurídicas e oferecem opções mais robustas de investimentos em fundos, ações etc. Eles também podem auxiliar uma empresa que esteja querendo abrir capital na Bolsa de Valores.
Em suma, um banco comercial também pode ser um banco digital caso não tenha nenhuma agência, e ambos podem exercer funções de bancos de investimentos desde que se tornem bancos múltiplos.
Por ser uma instituição bastante renomada, os bancos comerciais atraem a atenção de profissionais que desejam seguir carreira como bancário, sendo essa uma das profissões mais atrativas do país.
De modo geral, os bancos comerciais estão presentes na vida de pessoas físicas e jurídicas, e ajudam a estimular a economia de uma nação.
Foi possível entender o que são bancos comerciais? Se sim, compartilhe essa matéria e contribua para melhorar o conhecimento de mais pessoas.
Os bancos comerciais têm um papel fundamental na manutenção da economia, visto que são agentes que oferecem serviços financeiros, facilitam transações de pagamentos, oferecem crédito pessoal e ajudam o desenvolvimento do comércio nacional e internacional.
Os bancos múltiplos são aqueles que oferecem todos os serviços prestados por um banco comercial e, além disso, também dispõem de operações de investimentos, oferecendo alternativas como negociação de ações, fundos etc.
Os bancos comerciais são aqueles que atendem o público em geral, oferecendo serviços de empréstimos, pagamentos etc. Já os bancos de investimentos atendem clientes que desejam aplicar o dinheiro em algum ativo mais sofisticado, como ações e fundos.
Os principais serviços prestados pelos bancos comerciais são a conta corrente, poupança, transferência de recursos, meios de pagamentos, canais de atendimento e, em alguns casos, até a possibilidade de investimentos em renda fixa.
Abrir um banco comercial é rigoroso e bastante burocrático, sendo que para isso é preciso ter autorização do Banco Central para atuar e cumprir todas as normas que são exigidas por essa instituição reguladora do mercado.