Pessoas com grande capital acumulado nem sempre têm tempo para administrar o seu dinheiro. É para atender essa demanda que existem serviços como o Wealth Management.
O serviço de Wealth Management é direcionado para pessoas ou famílias que possuem uma riqueza consolidada e desejam que ela continue crescendo pelas próximas gerações.
O que é o Wealth Management?
Wealth Management é uma combinação de serviços de consultoria, planejamento e gestão de investimentos para pessoas físicas e jurídicas que normalmente possuem um capital superior a R$ 10 milhões.
Portanto, esse é um serviço focado em manutenção e administração de grandes fortunas voltado para profissionais liberais, empresários e herdeiros de famílias que possuem um grande patrimônio financeiro.
A sua abordagem vai além de manter e cuidar do capital dos clientes de alta renda. Ela visa aumentar a fortuna por meio de assessoria em decisões estratégicas de investimentos.
Vale destacar que os profissionais que atuam nesse gerenciamento precisam ser especializados, sendo aconselhável possuir a certificação CFP. Até porque essa prática exige muita confiança por parte dos clientes.
Diferenças entre Wealth Management e Asset Management
Ainda que pareçam conceitos semelhantes, eles possuem diferenças vitais entre si. O Wealth Management representa um conjunto de serviços oferecidos para os clientes, como planejamento sucessório, assessoria tributária, gestão financeira, entre outros.
Já o Asset Management é um serviço oferecido por gestores de recursos que são especializados em gerir o patrimônio de seus cotistas. Nessa situação, o investidor está terceirizando a gestão do seu dinheiro.
Tipos de Wealth Management
Há muitos tipos de Wealth Management, mas dois deles possuem um destaque em especial: o Private Wealth Management e o Family Wealth Management.
No primeiro caso, é oferecido um serviço personalizado que foca na gestão de ativos e investimentos de um único indivíduo que possui um alto patrimônio líquido.
A sua gestão é mais na parte de aconselhamento sobre investimentos, envolvendo uma abordagem mais holística no gerenciamento de patrimônio da pessoa, incluindo planejamento de aposentadoria, planejamento tributário, sucessório etc.
Já o Family Wealth Management, por sua vez, é voltado para gestão de ativos e investimentos para uma família toda. Isso engloba várias gerações de famílias e abarca a coordenação de uma variedade de serviços financeiros.
Nesse tipo de serviço pode ocorrer a criação de um “family office”, que é uma entidade privada que gerencia os investimentos e as finanças de uma família de alto patrimônio.
Para que serve o Wealth Management?
O Wealth Management serve para proteger, ampliar e até mesmo fazer a sucessão do patrimônio de uma família ou indivíduo de maneira mais eficiente.
Sendo assim, é levantado um diagnóstico da situação financeira do cliente, buscando compreender o seu orçamento, a estrutura familiar, os imóveis que possui, o relacionamento da família com investimentos e os objetivos de curto e longo prazo.
Levantando algumas questões como essas, a gestora começa a construção de um planejamento financeiro completo, que mostrará ao cliente a visão sobre sua vida financeira e quais serviços são necessários em cada caso.
Como funciona a gestão de Wealth Management?
Para oferecer esse tipo de serviço, a gestora deve contar com uma estrutura completa em todas as áreas, como gestão de investimentos, planejamento familiar e patrimonial, assessoria jurídica, administração bancária, gestão fiduciária e risco.
Em outras palavras, os especialistas precisam atuar além da gestão de investimentos e avaliar todos os objetivos que o cliente possui. Além disso, é preciso acompanhar e revisar o plano e as metas com frequência.
Quais as vantagens do Wealth Management?
As principais vantagens de contar com uma gestão de patrimônio incluem a possibilidade de ter mais tempo para focar em outras atividades e ter acesso a produtos personalizados e fundos exclusivos.
Além disso, essa é uma forma de ter uma sucessão patrimonial eficiente, garantindo a transferência das riquezas aos herdeiros da melhor maneira possível.
O cliente também conta com uma gestão tributária para avaliar quais são os melhores tipos de investimentos nesse sentido, para ter mais eficiência no pagamento de tributos, bem como a gestão discricionária, onde o gestor é responsável pelos investimentos.
Wealth Management vale a pena?
O Wealth Management é um serviço que pode ser interessante para quem possui muito capital acumulado, dado que é uma forma de fazer o dinheiro crescer sem a necessidade de dispensar muito tempo para isso.
Afinal, o gestor será o responsável pelo crescimento do patrimônio do cliente. Todavia, é crucial buscar uma empresa séria que ofereça esse serviço, visto que ela será a responsável pela gestão do patrimônio.
Foi possível entender o que é o Wealth Management? Se sim, compartilhe essa matéria e contribua para melhorar o conhecimento de mais pessoas.
O Wealth Management é o profissional ou empresa que oferece serviços de planejamento financeiro para pessoas ou famílias de alto patrimônio, levando em consideração suas necessidades, objetivos atuais e perspectivas futuras.
O Wealth Management compreende a gestão de riquezas como um todo, envolvendo desde gestão de investimentos até planejamento sucessório. Já o Asset Management se concentra na gestão de ativos propriamente ditos.
De acordo com a Glassdoor, a média salarial de um Wealth Management pode variar bastante, começando em R$ 4.819 e atingindo altas cifras depende da capacidade do gestor e do seu conhecimento no mercado financeiro.
Não há uma empresa Wealth Management que possa ser considerada a melhor do Brasil, visto que é necessário levar em consideração vários aspectos, todavia uma das mais conhecidas do mercado é o BTG Pactual Wealth Management.
O Wealth Management pode atuar de forma independente ou então ligados a uma instituição financeira e sua rotina resume-se em avaliar a situação financeira e o patrimônio dos clientes e encontrar a melhor alternativa para que eles atinjam seus objetivos.