Investimentos

Top 10: quais ações mais se valorizaram em setembro de 2023?

Dentre as maiores altas do Ibovespa, estão ações ligadas a commodities, como petróleo e minério de ferro. Confira em quais vale a pena investir.

Por Nicole Vasselai

02 out 2023, 12:57 - atualizado em 02 out 2023, 12:57

Ibovespa carteira recomendada ações Vale (VALE3) MGLU (MGLU3)
Imagem: Unsplash

Em meio a inúmeros altos e baixo, o Ibovespa, principal índice de ações brasileiras, encerrou setembro no positivo, com retorno de 0,71%, aos 116.565 pontos.

Dentre as ações da Bolsa que mais se valorizaram em setembro – ou as “sobreviventes” – estão petrolíferas, dada a disparada do preço da commodity, e de outros setores ligados a commodities, como minério de ferro e agro.

Ao longo do mês, a Bolsa foi muito impactada pela manutenção da alta dos juros americanos e pela valorização dos treasuries (títulos soberanos dos EUA), que tornam países emergentes menos atrativos.

Confira o ranking das 10 ações que mais subiram em setembro

A seguir, você pode conferir as ações que conseguiram ficar no positivo em meio às quedas do mês.

RankingEmpresaTickerVariação
1CSN Mineração ONCMIN313,32%
2BRF ONBRFS312,72%
3Hapvida ONHAPV310,33%
4Petrobras PNPETR49,70%
5São Martinho ONSMTO38,66%
6Petrobras ONPETR38,45%
7Suzano ONSUZB38,24%
8SABESP ONSBSP35,37%
9Telefônica Brasil (Vivo) ONVIVT35,02%
10Assaí ONASAI34,74%

Hapvida (HAPV3) já era recomendação da Empiricus Research

Em setembro, o mercado seguiu confiante com o case de Hapvida, empresa do setor de saúde cujas ações subiram mais de 10% no mês.

Segundo analistas da Empiricus Research, que já recomendavam o papel há algum tempo, o otimismo se deve às melhorias operacionais demonstradas pela companhia.

Como exemplo, Fernando Ferrer cita a redução do índice de sinistralidade (relação entre uso do plano de saúde e valor pago à operadora) e o reajuste de preços dos planos, que tem elevado o ticket médio.

Negociando por 10 vezes o valor da firma sobre o Ebitda para o ano que vem, a Hapvida (HAVP3) segue como uma recomendação de investimento.

Petrobras (PETR3, PETR4) surfou a alta do petróleo

O petróleo está no seu patamar mais alto de preço em 2023, com os contratos futuros do Brent bem próximos de US$ 100. A disparada da commodity é resultado do corte no fornecimento da Arábia Saudita e da Rússia e da queda dos estoques nos EUA maior que o esperado.

Com a valorização, a ação de Petrobras (PETR4) foi uma das principais beneficiadas em setembro.

Embora a Empiricus Research prefira 3R Petroleum (RRRP3), para Felipe Miranda, estrategista-chefe da casa, o importante no momento é ter petróleo na carteira, “não importa por qual vetor”.

Na visão do analista, o contexto de incertezas globais, como a taxa de juros americana ainda elevada e a alta dos treasuries, a commodity se torna um hedge para a carteira.

Além disso, segundo ele, “é um daqueles raros momentos em que vemos muito upside, porque as ações estão muito baratas com o petróleo num preço maior que os modelos precificaram. Isso vai gerar melhora de resultados e revisão de earnings para as petroleiras”.

Possível redução de capital de Telefônica Brasil (VIVT3) animou o mercado

Em setembro, o mercado reagiu positivamente à notícia de que a Telefônica Brasil (VIVT3), dona da Vivo, recebeu aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para realizar uma ou mais reduções de seu capital social em até R$ 5 bilhões. Isso porque a medida permitiria um aumento da distribuição de dividendos por parte da companhia.

Segundo Richard Camargo, analista da Empiricus Research, esse é um case que brilha os olhos dos investidores justamente por se tratar de uma “vaca leiteira” e, nos últimos anos, tem deixado a desejar nesse quesito.

“Então, uma maneira que a Vivo encontrou de acatar melhor as expectativas do acionista de renda é com a possibilidade de reduzir capital, já que esse dinheiro não vai fazer falta e emplacaria uma melhora no humor do mercado“, explica.

Em quais ações investir em outubro?

Diante do momento do mercado propício para investir em ações e aproveitar o bull market, a Empiricus Research olhou para o momento do mercado e selecionou as melhores ações para você investir agora.

Todo mês a equipe de analistas da casa faz uma avaliação rígida e reúne em uma lista de acesso gratuito apenas as ações que oferecem melhor relação risco versus retorno para você ter agora na carteira. 

Para conferir as 10 ações mais indicadas para outubro e saber por que faz sentido comprar cada uma delas, clique no link abaixo:

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.