Investimentos

Fundos imobiliários têm 6º mês consecutivo de alta em setembro, maior sequência de ganhos desde 2019; confira os 5 FIIs que mais subiram

Dentre os fundos imobiliários do Ifix, HTMX11 tem a maior alta do mês, com 6,1% de retorno; veja em quais vale a pena investir

Por Nicole Vasselai

03 out 2023, 11:53 - atualizado em 03 out 2023, 11:53

adeus, fundos imobiliários?

Setembro foi um mês desafiador para os ativos de risco e, mesmo assim, o Ifix, principal benchmark de fundos imobiliários brasileirofechou o mês em alta de 0,82%, nos 3.219 pontos. No ano, o índice de FIIs acumula ganhos de 12,28%.

A seguir, você pode conferir os FIIs do Ifix que mais subiram no mês.

Ranking dos fundos imobiliários que mais valorizaram em setembro

RankingRetornoNome do FIITickerSegmento
16,1%FII Hotel Maxinvest
HTMX11Tijolo (Hotel)
25,8%FII TG Ativo RealTGAR11Híbrido (tijolo e papel)
35,2%CSHG Renda Urbana FIIHGRU11Renda urbana
44,5%XP Industrial FIIXPIN11Tijolo (Logística)
54,2%FII BTG Pactual Fundo de CRIBTCI11Papel (Crédito)

Hotel Maxinvest (HTMX11) se deu bem com a melhora do setor

No sexto mês consecutivo de alta no ano, o Hotel Maxinvest (HTMX11), fundo que investe em hotéis, liderou o ranking de altas dos fundos imobiliários listados no Ifix, como você pode ver na tabela acima.

Caio Araujo, analista de FIIs da Empiricus Research, atribui a valorização à injeção de liquidez do fundo, que passou a integrar o índice recentemente, e a melhorias operacionais do setor hoteleiro como um todo.

“No geral, o desempenho do HTMX11 está em linha com o do restante da indústria, que apresentou uma retomada contundente desde o início de 2023. Não à toa, desde que entrou na carteira recomendada da série Renda Imobiliária em janeiro deste ano, a posição acumula alta robusta de 43,96%, sendo a segunda melhor performance dentro do Ifix no período”.

O que o analista enxerga para a indústria de FIIs em outubro?

Na visão de Caio, será necessário um pouco de paciência, já que a tendência é o movimento de compra cair nos próximos dias, dados os fechamentos dos spreads entre Ifix e títulos IPCA+2035, além do aumento do risco-país.

Para aproveitar positivamente esse cenário, a sugestão do analista é investir em fundos imobiliários de papel indexados à inflação considerados “high grade”, ou seja, fundos de crédito de alta qualidade.

Para saber exatamente quais são os melhores FIIs dessa categoria para comprar as cotas agora, confira este relatório gratuito. Nele, Caio detalha como funciona cada fundo e por que vale a pena para sua carteira.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.