Investimentos

3R Petroleum (RRRP3): em dezembro, Polo Papa Terra entrega maior nível de produção desde que foi adquirido; confira dados

A 3R Petroleum supera expectativas e tem dados de produção 5% maiores em dezembro contra o mês anterior

Por Larissa Quaresma, CFA

08 jan 2024, 11:22 - atualizado em 08 jan 2024, 11:22

3R Petroleum RRRP3
Imagem: Divulgação/3R Petroleum

Nesta segunda-feira (8) pela manhã, a 3R Petroleum (RRRP3) divulgou um bom dado de produção de dezembro de 2023, que superou nossas expectativas e consolidou um número mais forte no ano. No mês, a produção média diária foi de exatos 47 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), crescimento de 5% em relação ao mês anterior, totalizando 34,4 mil boe/d no ano fechado de 2023.

Polo Papa Terra liderou produção em dezembro

O destaque positivo do mês foi o Polo Papa Terra, que teve sua produção expandida em +2 mil boe/d em relação a novembro, atingindo 9,7 mil boe/d, o maior nível desde a sua integração ao portfólio da 3R. A performance é explicada pela melhor eficiência operacional no ativo e a bem-sucedida conexão de um dos seus novos poços no início de dezembro.

Ainda sobre o Papa Terra, a companhia informou que deve realizar mais uma intervenção em um dos poços, que deve ter produção iniciada no final de janeiro. O início da produção, contudo, pode requerer uma interrupção temporária da produção no Polo inteiro, de até 5 dias corridos, para realizar as adaptações necessárias aos sistemas de processamento da Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência (FPSO).

De toda forma, a abertura de novos poços em Papa-Terra é positiva para a evolução da produção, e foi muito aguardada por nós e pelo mercado.

Polo Macau também foi bem

O Polo Macau também foi destaque de produção, com alta de +6,2% boe/d em relação ao mês anterior. A performance é reflexo da conexão de novos poços e resultados positivos de intervenções, além da retomada da produção de gás natural após conclusão da manutenção programada na UPGN do Ativo Industrial de Guamaré.

Em 2024, esperamos que a companhia ainda faça volumosos investimentos na revitalização e reparação dos seus ativos, embora bem menos do que no ano passado. Enquanto isso deve levar a um crescimento orgânico gradual e com menos oscilações na produção, também deve pressionar a geração de caixa livre, o que acreditamos ser a preocupação do mercado – mas que, na nossa opinião, já está precificada.

Como opcionalidade para a tese, em linha com o movimento visto no setor de Óleo & Gás no exterior, não descartamos algum movimento de consolidação entre players do setor englobando a 3R.

O que achamos da produção de dezembro de 3R Petroleum

Em suma, gostamos dos dados de produção do mês de dezembro, que acarretaram uma surpresa positiva para as nossas projeções de produção para o ano de 2023. Apesar da pressão do mercado sobre o ativo, enxergamos assimetria positiva nas ações de 3R Petroleum (RRRP3), pelo elevado upside potencial, e seguimos construtivos com o ramp-up de produção da companhia, sempre acompanhando de perto a execução. A ação segue como uma recomendação de compra da Empiricus Research. 

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de ações há 10 anos, é responsável pela série As Melhores Ações da Bolsa e pela carteira mensal Empiricus 10 Ideias, além de integrar a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Ao longo da carreira, teve passagens pela Núcleo Capital, tradicional fundo de ações brasileiro, e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, aluna visitante da Stanford University e com certificações CFA, CNPI e CGA.