Empiricus 24/7

Passado, presente, futuro

Escrevo esta newsletter embalado pelo burburinho da Avenida Atlântica que ouço da sacada do meu hotel. O tráfego leve da sexta-feira que emenda o feriado mistura-se ao som da rebentação do mar de Copacabana.

Por Caio Mesquita

07 jun 2021, 09:15

Escrevo esta newsletter embalado pelo burburinho da Avenida Atlântica que ouço da sacada do meu hotel. 

O tráfego leve da sexta-feira que emenda o feriado mistura-se ao som da rebentação do mar de Copacabana.

Meus filhos e esposa acabam de sair do quarto animados para encontrar a piscina.

Fico aqui com meu computador e a calma companhia das minhas duas cachorrinhas, Luz e Lupi.

A tranquilidade do momento contrasta com a agitação que vivi na semana passada.

No domingo, dia 30 de maio, assinamos os documentos definitivos da venda da Empiricus e demais empresas do grupo para o BTG Pactual. A operação foi anunciada conjuntamente pelas partes no dia seguinte, através de fato relevante do banco e na newsletter Day One do Felipe.

A operação foi, sem dúvida, o assunto da semana no noticiário corporativo, tendo recebido vasta cobertura da imprensa especializada.

Apesar de toda a repercussão, entendo este canal como o ideal para compartilhar nossa visão para nossa associação com o BTG e os benefícios deste novo passo para você.

Para explicar a decisão presente, faz-se obrigatória uma retrospectiva da nossa trajetória de quase 12 anos. 

Em 2009, quando criei a Empiricus junto com o Felipe e o Rodolfo, vimos no total desamparo sofrido pelos investidores pessoas físicas brasileiros uma oportunidade.

Como empreendedores que somos, acreditávamos que a resolução de um problema que afligia centenas de milhares de pessoas viabilizaria nosso negócio.

Antes da Empiricus, apenas os mais afortunados tinham acesso a orientações de investimentos de qualidade. 

O patrimônio da vasta maioria das pessoas estava fadado a sofrer com produtos de investimento de baixa qualidade e/ou recomendações enviesadas pelo conflito de interesses.

A Empiricus foi absolutamente pioneira em trazer ao Brasil o modelo independente de análise e recomendações.

Nosso foco no investidor individual, com forte conexão baseada em conteúdos de qualidade e apoiado num modelo de negócios inovador, foi fundamental para um crescimento que, sinceramente, não imaginávamos quando fundamos a empresa.

Mas, ao longo do caminho, percebemos desafios à nossa missão de ajudar as pessoas a investir melhor.

Muitas vezes nossas recomendações eram distorcidas ou simplesmente ignoradas quando nossos assinantes tentavam implementá-las nas plataformas de investimentos.

Foi assim que concebemos o que depois veio a ser a Vitreo, uma plataforma totalmente alinhada com nossos princípios e com o melhor interesse de nossos assinantes.

A velocidade do seu crescimento tem demonstrado que nossos assinantes perceberam o valor criado pela Vitreo, com fácil acesso e custos baixos.

O sucesso da Empiricus, com 425 mil assinantes, e da Vitreo, com 115 mil clientes ativos, nos enchia de ânimo quanto ao futuro de nossas operações.

Por outro lado, foi ficando claro que nossas ambições esbarravam em questões competitivas.

Enfrentávamos concorrentes com mais recursos e mais capital, o que colocava em risco nossa sustentabilidade no longo prazo.

Assim, para dar continuidade aos planos de crescimento e garantir a perpetuidade do negócio, concluímos que nosso projeto futuro passava por uma associação com um parceiro de peso.

Nossa operação com o BTG Pactual foi concebida para conjugar as melhores qualidades das duas partes, resultando numa oferta superior para nossos assinantes e clientes. 

O BTG traz o capital necessário para que continuemos a investir em pessoas, processos e tecnologia, o triunvirato de uma operação de sucesso. Adicionalmente, passamos a ter acesso à expertise financeira do maior e melhor banco de investimentos da América Latina.

Do nosso lado, mantivemos total autonomia na condução das nossas empresas. Garantimos contratualmente nossa liberdade editorial, bem como na concepção e precificação de produtos. Seguiremos assim, absolutamente comprometidos com nossos assinantes e clientes e com o exitoso formato que nos trouxe até aqui.

O objetivo de ambas as partes não é mudar, muito pelo contrário. Com o BTG, iremos aprofundar e ampliar nosso negócio. Seguiremos rigorosamente independentes em nossas ideias e em nossos ideais.

Não escondo que a venda da Empiricus me trouxe um excelente resultado financeiro. Como empresário, a realização do negócio é um marco na minha vida profissional e tenho muito orgulho disso.

O formato da venda, porém, garante nosso total alinhamento com o futuro de nossas empresas.

Temos metas ambiciosas de crescimento a cumprir e seremos recompensados com o seu atingimento. Desta forma, é do nosso melhor interesse que sigamos criando valor para nossos assinantes e clientes.

Trata-se verdadeiramente de um triplo ganha-ganha — conosco, com o BTG e com você.

Fique agora com os destaques da semana.

Boa leitura e um abraço. 

Caio

Sobre o autor

Caio Mesquita

CEO da Empiricus