Diversos processos fazem parte da cadeia produtiva de uma empresa. Um dos mais importantes é o chamado ramp up, pois refere-se a parte inicial do trabalho, sendo necessário que todos os cuidados sejam tomados para evitar erros e levar a produção ao seu pleno funcionamento com eficiência e qualidade.
O processo de ramp up ocorre sempre que um novo produto é criado, e envolve várias etapas para que ele chegue até o consumidor final da melhor forma e traga bons resultados para a empresa.
O que é Ramp Up?
Ramp up é o início do processo de produção de uma empresa, geralmente manufatureira, mas o termo também é empregado em organizações de outros tipos.
Essa etapa também é chamada de “rampa de produção”. Ou seja, é o momento em que os produtos realmente entram na linha de produção após o projeto e os testes iniciais serem concluídos.
O ramp up de produção é uma etapa fundamental da linha de montagem de uma indústria e ele começa lentamente, com a capacidade produtiva aumentando de maneira gradual até atingir o ponto desejado para que o produto se estabeleça no mercado.
Como esse processo pode interferir diretamente na margem de lucro de uma empresa, é fundamental que ele seja executado após uma longa análise do mercado financeiro, que identifique o melhor nicho e os produtos com potencial de serem bem aceitos pelo público-alvo e oferecer alguma vantagem competitiva.
Qual a função do Ramp Up?
Quando os gestores de uma empresa implementam a “rampa de produção” eles podem ter vários objetivos em mente, sendo que os principais são:
- Adaptar a linha de produção: em alguns casos é possível usar os mesmos equipamentos de outro produto, realizando apenas alguns ajustes na cadeia produtiva. Mas, se o novo item é muito diferente do que a empresa está acostumada a produzir, será necessário adquirir novos equipamentos, contratar pessoal especializado e montar uma nova linha de produção;
- Fazer ajustes: quando o produto entra em sua produção inicial é possível identificar falhas que não ficaram evidentes nos processos anteriores. Nesse período os ajustes podem ser efetuados sem grandes prejuízos, pois o produto ainda não foi distribuído em larga escala;
- Aceleração do ramp up: o início do processo é lento, mas depois que a linha de produção está funcionando corretamente e foram aplicados os ajustes no produto, o processo pode ser acelerado até que fique estabilizado.
Como funciona o Ramp Up?
O ramp up funciona a partir da execução de processos que inserem um produto na cadeia produtiva. Geralmente leva de 1 mês a 1 ano até que sejam executados todos os passos e ajustes e o produto esteja sendo produzido na quantidade e qualidade desejadas.
Para otimizar as etapas, economizar recursos e melhorar os resultados, muitas organizações seguem as seguintes dicas:
- Executam um planejamento eficiente desde o momento da elaboração do novo projeto;
- Evitam ao máximo a necessidade de fazer ajustes no produto quando ele já entrou na cadeia de produção. Pois, nessa fase, qualquer alteração tende a ser mais onerosa e comprometer o patrimônio líquido;
- Focam na qualidade, ao mesmo tempo em que tentam acelerar ao máximo o processo produtivo.
Principais etapas do Ramp Up
Este processo de rampa de produção pode ser dividido em várias etapas, como:
- Planejamento: é criado um projeto considerando todas as etapas do processo;
- Avaliação de capacidade: os gestores verificam se há maquinário e mão de obra para o projeto e se o balanço patrimonial permite o investimento;
- Treinamento: a equipe envolvida começa a ser treinada. Se for necessário, novos profissionais são contratados;
- Aquisição de recursos: máquinas e matéria-prima são adquiridas;
- Testes: os primeiros testes são executados;
- Comunicação interna: a equipe é informada sobre os novos processos e expectativas;
- Início da produção: o novo produto começa a ser fabricado;
- Ajustes: os erros são identificados e corrigidos;
- Expansão: a capacidade produtiva aumenta gradualmente até atingir o seu máximo.
Após a aceleração do ramp up também é fundamental reunir dados e analisar os resultados, como o número de vendas, lucro líquido e outros.
Um dos principais desafios é a identificação rápida de problemas, para que os ajustes sejam realizados antes do aumento da produção.
É uma métrica que mede o desenvolvimento de um produto desde o início da produção até sua capacidade plena.
O ramp up é usado sempre que um novo produto é criado.
Além de sua utilização em empresas de manufatura, o ramp up é um termo usado quando falamos de vendedores que estão iniciando um novo trabalho.
Este termo pode ser traduzido de forma livre como “aceleração” ou “alavancagem”.