Em diversos momentos da vida, as pessoas buscam por instituições financeiras para fazer empréstimos, financiamentos e para conseguir um cartão de crédito. Entretanto, para ter acesso a esses serviços é preciso ter um bom score de crédito.
Quando a pessoa não tem um bom planejamento financeiro e seu nome fica sujo na praça, seu score de crédito reduz. Por outro lado, ele aumenta quando todas as contas são mantidas em dia.
O que é Score de Crédito?
O score de crédito é uma pontuação fornecida por empresas de crédito para medir as chances de uma pessoa pagar ou não suas contas em dia. Para isso são considerados diversos comportamentos financeiros.
A pontuação varia de 0 a 1000, sendo que um score mais próximo de 1000 indica uma maior probabilidade de manter as contas em dia. Já aqueles mais próximos à 0 possuem comportamentos que indicam chances menores de honrarem os compromissos assumidos.
O que é levado em consideração no cálculo do score?
O cálculo do score considera uma série de variáveis, como:
- Histórico de pagamentos: é o principal fator analisado. Dessa forma, pessoas que costumam atrasar os pagamentos de suas contas com mais frequência possuem um score mais baixo;
- Dívidas: quanto mais tempo uma dívida permanecer em aberto e quanto maior for o número de dívidas, menor será o seu score;
- Consultas ao CPF: quando um CPF é consultado muitas vezes em um curto espaço de tempo, isso pode influenciar negativamente no score;
- Histórico de crédito: essa variável inclui, por exemplo, o tempo que uma conta ficou em aberto e o período geral que as informações de crédito de um cidadão começaram a ser registradas.
Qual a importância do Score de Crédito?
O score de crédito é importante para que as instituições financeiras conheçam o histórico de possíveis clientes e tomem decisões mais direcionadas a fim de evitar possíveis calotes. Por exemplo, não seria uma boa ideia liberar um cartão de crédito com um limite alto para uma pessoa com um score muito baixo.
Já para os consumidores, o score é fundamental para criar sua reputação no mercado. Assim, com uma pontuação alta, a pessoa é considerada uma boa pagadora e terá acesso facilitado a serviços financeiros, até mesmo com melhores condições de pagamento e juros mais baixos.
Classificação do Score de Crédito
Cada faixa de pontuação recebe uma classificação diferente, conforme a probabilidade do consumidor honrar seus pagamentos:
- 0 a 300 pontos: Baixo;
- 301 a 500 pontos: Regular;
- 501 a 700 pontos: Bom;
- 701 a 1000 pontos: Excelente.
Levando em consideração esses números, quem atinge a faixa dos 500 pontos já tem uma probabilidade maior de conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
Como acessar o Score de Crédito?
O consumidor pode acessar seu score no site ou aplicativo da instituição de sua preferência que realiza esse tipo de avaliação. Há muitas opções no mercado.
Os mais conhecidos são Serasa e SPC Brasil, mas também é possível consultar o score no Quod e Boa Vista.
Como aumentar o score?
Em busca de melhores opções de serviços financeiros, muitas pessoas buscam por formas de aumentar o seu score. As melhores práticas com eficácia comprovada são:
- Quitar todas as dívidas em atraso;
- Sempre pagar as contas em dia;
- Contratar empréstimos somente quando for extremamente necessário;
- Manter seus dados atualizados nas instituições de avaliação de crédito;
- Construir um histórico positivo de pagamento de contas.
Ao contrário do que muitos pensam, inserir o CPF em notas fiscais não faz com que o seu score de crédito aumente. Isso é um mito, que não faz parte dos itens avaliados na hora de definir a pontuação. Mesmo assim, a inserção do CPF é recomendada, pois traz alguns benefícios, como facilidades na hora de declarar o imposto de renda.
O score ideal para crédito é a partir de 700. Nessa faixa é possível ter acesso fácil a diversos serviços financeiros.
Não, isso é um mito. O CPF na nota não faz parte dos pontos avaliados para aumentar o score.
Uma das melhores formas de aumentar o score rapidamente é encerrando as dívidas que fazem com que o seu nome fique negativado.
Sim. O pagamento das dívidas é um dos itens que provocam o aumento do score.
Se o seu score não aumentar mesmo seguindo todas as dicas, o melhor a fazer é aguardar. Pois, pode levar tempo até que a pontuação seja atualizada.