Times
Investimentos

Petrobras (PETR4), Cielo (CIEL3) e mais: quais ações mais se valorizaram em janeiro? Veja as maiores altas do Ibovespa

Dentre as líderes do mês estão principalmente ações de petrolíferas e algumas ligadas ao varejo. Veja onde investir em fevereiro.

Por Nicole Vasselai

01 fev 2024, 10:04 - atualizado em 01 fev 2024, 10:08

melhores ações de janeiro; maiores altas do Ibovespa
Imagem: Montagem/Empiricus Research

Em janeiro, os ativos de risco passaram por uma correção técnica, após o rali ocorrido no final de 2023. O Ibovespa, principal índice de ações brasileiras, encerrou o mês com queda de 4,79%, nos 127.752 pontos.

No cenário doméstico, a percepção de risco no Brasil foi intensificada pela questão fiscal, pressionando para cima os juros de longo prazo, como explica o analista Matheus Spiess, da Empiricus Research.

Além disso, nos EUA houve uma certa “desilusão” em relação ao rumo das taxas de juros. O mês foi encerrado com manutenção por parte do Fed (banco central americano) e uma comunicação mais cautelosa em relação a próximos cortes, comparada à reunião anterior.

Na contramão das demais commodities, cujos preços foram impactados pelos conflitos geopolíticos atuais, o petróleo foi destaque positivo no período, com alta de 8% na cotação do barril WTI. Consequentemente, as ações de Petrobras (PETR4) acompanharam essa valorização.

Além disso, papéis ligados ao varejo, como Cielo (CIEL3) e Grupo Soma (SOMA3), também se deram bem.

Confira o ranking das 10 ações que mais subiram novembro

A seguir, você pode conferir as ações que conseguiram ficar no positivo em meio às quedas do mês.

RankingEmpresaTickerEmpresa
1PetrobrasPETR48,52%
2PetrobrasPETR38,16%
3CieloCIEL37,34%
4Grupo SomaSOMA36,31%
5UltraparUGPA36,26%
6PetroreconcavoRECV36,12%
7SabespSBSP34,63%
8Vibra EnergiaVBBR34,35%
93R PetroleumRRRP34,19%
10Banco do BrasilBBSA31,91%
Fonte: B3/Broadcast

Mercado gostou da proposta de fusão entre 3R Petroleum (RRRP3) e PetroReconvaco (RECV3)?

Em janeiro, foi divulgada a notícia de que a Maha Energy, acionista relevante da 3R Petroleum (RRRP3), teria proposto à PetroReconcavo (RECV3) a compra dos campos de petróleo terrestres de 3R – como explicamos recentemente nesta matéria.

Isso porque tanto a 3R quanto a PetroReconcavo têm ativos vizinhos na Bahia e no Rio Grande do Norte. Antes, quando pertenciam à Petrobras, eram operados juntos.

Além dessa novidade ter animado o mercado, como mencionamos no início da matéria, o petróleo subiu mais de 8% em janeiro, o que, claro, ajuda a impulsionar os ganhos das petrolíferas.

Para Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, essa operação representaria um grande “ganha-ganha” para 3R e para PetroReconcavo. Juntas, elas formariam a segunda maior companhia do setor no Brasil.

“A nosso ver, [a transação] faz muito sentido. Primeiro, porque achamos que o valor dos ativos da 3R não estão devidamente precificados em Bolsa atualmente, então, mesmo a PetroRoncavo pagando um prêmio substancial sobre esses ativos de 3R, ainda está pagando barato”, diz Quaresma.

Além disso, para a analista, se a transação entre as duas companhias não se concretizar e PetroReconcavo não se interessar pelos ativos de 3R, outros players podem querer comprar, como a própria Prio, Equinor, BW, Shell, entre outras que operam na infraestrutura de petróleo brasileira.

3R Petroleum (RRRP3) continua entre as recomendações da Empiricus Research para o setor de óleo e gás.

Grupo Soma (SOMA3) disparou após divulgar fusão com Arezzo (ARZZ3)

No pregão de ontem, as varejistas tiveram um desempenho excepcionalmente positivo. Segundo Matheus Spiess, as ações foram impulsionadas pela notícia de que Arezzo e Grupo Soma, este último formado em 2010 no Rio de Janeiro pela união da FARM com a Animale, estavam discutindo uma fusão.

Como resultado, as ações da SOMA3 saltaram quase 17%, alcançando R$ 7,92, enquanto as da ARZZ3 registraram uma alta superior a 12%, cotadas a R$ 62,59.

“Tenho defendido consistentemente a importância de se manter um portfólio de ações locais diversificado, com cerca de 15 nomes. Dentro dessa seleção, Arezzo (ARZZ3) se destacava desde novembro como a nossa representante do setor varejista. Com essa notícia, minha confiança na estratégia se fortalece ainda mais”, resume Spiess.

Em quais ações investir em fevereiro?

Para os analistas da Empiricus Research, a baixa da Bolsa em janeiro abriu espaço para comprar ações descontadas e reforçar posições em ativos de qualidade.

E para te ajudar nessa seleção, eles identificaram as melhores ações para você investir agora.

Todo mês a equipe faz uma avaliação rígida e reúne em uma lista de acesso gratuito apenas as ações que oferecem melhor relação risco versus retorno para você ter agora na carteira. 

Para conferir as 10 ações mais indicadas para dezembro e saber por que faz sentido comprar cada uma delas, clique no link abaixo:

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.