No mês passado, vivenciamos na prática o que João Piccioni explica ser o “Efeito Janeiro”, máxima que diz que o início do ano é propício para ativos de risco. Ou seja, as Bolsas tendem a subir, em especial nos EUA.
E assim aconteceu, com o índice S&P 500 flertando o tempo todo com suas máximas, graças à boa performance das big techs, como explica João Piccioni, Head da Empiricus Gestão, na live de ontem, segunda-feira (5).
“O mês casou muito com o nosso outlook para 2024, sob a ótica de que os ativos de risco caminhariam bem. Com isso, os fundos de investimentos internacionais performaram muito bem, como o Tech Select FIA e o MoneyBets FIA”,, afirma o analista.
No cenário doméstico, a Bolsa passou por uma correção técnica após o rali ocorrido no final de 2023. O Ibovespa, principal índice de ações brasileiras, fechou janeiro com queda de 4,79%, nos 127.752 pontos.
“Principalmente as small caps sofreram um pouco mais do que as empresas com maior valor de mercado”, explica Piccioni.
A percepção de risco no Brasil também foi intensificada pela questão fiscal, pressionando para cima os juros de longo prazo.
Os preços das commodities também sofreram impactos dos conflitos geopolíticos atuais. O petróleo foi o único destaque positivo no período, com alta de 8% na cotação do barril WTI.
- [Carteira recomendada] Conheça as 10 ações recomendadas pela equipe da Empiricus Research para buscar lucros na bolsa nos próximos meses. Clique aqui para acessar o relatório gratuito.
Quanto renderam os fundos da Empiricus Gestão em janeiro?
Na tabela a seguir, você pode conferir um resumo da rentabilidade dos fundos de investimentos da Empiricus Gestão em janeiro de 2024:
Para entender em detalhes quais fatores influenciaram os resultados acima e qual a estratégia da gestora, vale a pena assistir a live a seguir completa.
Além dela, nas Cartas do Gestor, publicadas mensalmente por João Piccioni, você pode ficar por dentro do que ele e sua equipe têm enxergado para os fundos e conferir exatamente em quais ativos cada fundo está posicionado.