Times
Day One

Você leu o que o Fed escreveu para você?

“Que me perdoe a legião de fãs do TikTok, mas boa parte do conteúdo que faz preço no mercado financeiro ainda é escrito e lido”

Por Rodolfo Amstalden

22 maio 2024, 14:00 - atualizado em 23 maio 2024, 08:17

Jerome Powell Fed Mercado
Imagem: Divulgação/Fed

Você leu a ata do Fomc que saiu agora há pouco? 

Viu como ela mexeu com os humores?

Que me perdoe a legião de fãs do TikTok, mas boa parte do conteúdo que faz preço no mercado financeiro ainda é escrito e lido.

Então hoje vou falar um pouco sobre hábitos de leitura.

Dentre os mitos associados às lendárias figuras de Warren Buffett, Jeff Bezos e Bill Gates está o de que eles leem muito. 

A leitura abundante, portanto, estaria associada a uma jornada de sucesso como investidor ou como empreendedor. Admiro as trajetórias de Buffett, Bezos e Gates; de fato, os três gostam muito de ler.

Por outro lado, existem milhares de ricaços que nunca leram sequer um gibi na vida.

E mesmo a interpretação de que B-B-G leem MUITO não é rigorosa, podendo ocasionar uma cópia errônea de condutas estereotipadas.

Segundo suas próprias declarações sobre o tema, esses três bilionários são extremamente seletivos em relação às escolhas de leitura, até porque não dispõem de tempo sobrando para simplesmente lerem MUITO.

Ademais, a leitura é uma das atividades que mais cansa; demanda altos níveis de concentração e energia, por ativar diversas áreas do cérebro simultaneamente (é impossível ler com sono, por exemplo).

Você não vai conseguir ler infinitas páginas por dia; se quiser forçar a barra, seu cérebro vai desligar automaticamente, e você vai fingir que está lendo, mas não vai absorver nada.

Idealmente, devemos firmar compromissos sérios com apenas alguns poucos livros que realmente valem a pena.

A famosa lista anual de leituras de Bill Gates não costuma ter mais do que dez menções entusiasmadas. Em 2023, por exemplo, eles preferiu destacar apenas três livros:

(aliás, gostei muito dos dois primeiros)

Como um protocolo pessoal que eu acabei copiando, e tem funcionado para mim, Gates lê aproximadamente de 5% a 10% de vários títulos que lhe interessam à primeira vista, mas só vai além disso com aqueles que realmente capturam sua atenção.

Nassim Taleb também propõe uma heurística interessante: “nunca leia algo que você não gostaria de reler”, ainda que não vá reler de fato.Agora chega, já escrevi demais por hoje.

Sobre o autor

Rodolfo Amstalden

Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.