Times
Investimentos

Mulheres no mercado financeiro: assistente de análise de investimentos da Empiricus participa do Young Women Summit 2024

Fin4she e ANBIMA promovem programa voltado para mulheres do mercado financeiro que estão dando os primeiros passos em suas trajetórias profissionais.

Por Nicole Vasselai

24 maio 2024, 08:52 - atualizado em 24 maio 2024, 09:17

young women summit

De 17 de abril a 5 de junho de 2024, ocorre o programa Young Women Summit 2024, idealizado pela Fin4she em parceria com a ANBIMA

Por meio de seis mentorias online, o treinamento busca contribuir para a formação profissional de mulheres do mercado financeiro em início de carreira, estimular a ascensão de líderes executivas e fomentar a educação financeira.

Empiricus é parceira da Fin4she e está presente no Young Women Summit 

Como outras empresas desse segmento, a Empiricus é parceira da Fin4she e convidou a assistente de análise de investimentos Isabelle Lima, recém-formada em Ciências Contábeis, para participar do programa.

“Até fiquei surpresa quando vi o e-mail com o convite para participar, achei muito legal”, conta Isabelle, que atua junto de Ruy Hungria e Rodolfo Amstalden nas assinaturas Microcap Alert, Flash Trader e Vacas Leiteiras.

Segundo a jovem, as mentorias têm abordado fortemente tópicos de educação financeira e de autoconhecimento.

“Temos trabalhado muito no desenvolvimento de pontos fortes e na melhoria dos pontos mais fracos. Tem sido interessante porque a ideia é perguntar, não só para colegas de trabalho, mas para amigos e familiares, como eles nos veem”, relata.

Isabelle também tem gostado de conhecer a biografia dos profissionais que lideram as mentorias, como foi o caso de Rafael Toro. “Me surpreendi bastante com algumas histórias de vida, às vezes a pessoa veio de uma realidade mais pobre, mais humilde e vemos que mesmo assim é possível crescer no mercado financeiro”.

Além disso, outra vantagem do programa é a possibilidade de networking. “Como os encontros são online, tem mulheres do Brasil inteiro participando e, inclusive, pessoas que estão tendo a oportunidade de participar justamente para buscar um emprego no mercado financeiro, como é o caso de uma moça que foi contratada durante o treinamento”. 

‘Investi pela primeira vez no dia do meu aniversário de 18 anos’

Por fim, Isabelle conta que chegou ao mercado financeiro quase por acaso.

“Eu trabalhava com contabilidade, com tesouraria e a Empiricus me achou por causa da Fundação Estudar. Tinha uma vaga aberta na equipe de Análise, viram meu currículo e me chamaram para a entrevista. Só que eu não sabia muito sobre ações, só sabia o que era, mas nunca tinha feito análise propriamente dita”, relata.

Mas mesmo que soubesse pouco sobre o tema, ela já tinha interesse por investimentos desde os 16 anos, quando era jovem aprendiz.

“Eu era menor de idade ainda e já pensava em guardar dinheiro e investir, mas dependeria de um responsável para permitir que eu investisse. Só que, como eu vim de uma família mais pobre e minha mãe não sabia nem o que era CDI, ela obviamente não deixou. Mas eu fui guardando dinheiro mesmo assim e no dia em que completei 18 anos investi pela primeira vez em papéis de liquidez diária”.

Mas não foi só na renda fixa que ela ficou. Aos poucos também foi comprando ações de empresas grandes e com marcas fortes, como Hering, que na época ainda não tinha se fundido com Grupo Soma, e Bradesco (BBDC4).

“Mesmo com pouco dinheiro, eu fui experimentando comprar ações fracionadas e ia comprando meio sem critério, só por serem marcas mais conhecidas”, conta.

Ainda que não recomende que pessoas invistam sem avaliar os fundamentos de uma empresa, talvez por sorte ou paciência, Isabelle conseguiu um retorno de 100% a 150% com uma ação depois de um ano e meio carregando o papel (lembrando que tudo isso foi antes de ela entrar na Empiricus Research, uma vez que nenhum funcionário tem permissão para negociar ações na Bolsa). 

Isabelle está desde o final de 2021 na Empiricus Research, formou-se em Ciências Contábeis no fim de 2023 e pretende fazer a prova do CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) em breve.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.