Investimentos

Por que ainda não é hora de investir em opções semanais? Entenda o argumento do analista Ruy Hungria

Analista de opções da Empiricus Research Ruy Hungria explica por que ainda não recomenda investimentos em opções semanais.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

23 jul 2024, 13:33 - atualizado em 23 jul 2024, 13:33

bolsa de valores opcoes
Imagem: Freepik/ @freepik

A proposta de opções semanais da B3 (B3SA3) ainda não engatou como esperado. A opinião é do analista de opções da Empiricus Research, Ruy Hungria.

Os contratos de opções de compra (“call”) e opções de venda (“put”)  com vencimentos semanais foram lançados em janeiro deste ano. 

Desde então, o analista enxergava com cautela os investimentos, especialmente por um motivo: a baixa liquidez.

“Essas opções ainda carecem de liquidez, o que atrapalha bastante as negociações”, afirma Ruy Hungria. 

Entenda por que a liquidez é um problema para negociações de opções semanais

Para exemplificar o caso, o analista apresenta o volume de opções negociadas mensalmente, em julho e agosto, no caso da Petrobras (PETR4).

1 opções mensais de julho
Fonte: Tryd
2 opções mensais de agosto
Fonte: Tryd

Em comparação, quando olhamos para os volumes de negociações dos derivativos semanais (aqueles com “W” no fim do ticker) no mesmo período, da última semana de julho e em agosto, há uma queda brusca.

1 opções semanais de julho 4
Fonte: Tryd
2 opções semanais de agosto 1
Fonte: Tryd
3 opções semanais de agosto 2
Fonte: Tryd
4 opções semanais de agosto 4
Fonte: Tryd

Vale ressaltar que a Petrobras figura entre as opções mais negociadas na bolsa brasileira, inclusive entre as mais líquidas do mundo. 

“Enquanto o número de negócios nas opções mensais atinge com frequência a casa dos milhares, nenhuma opção semanal ultrapassou 50 negócios, sendo que na maioria das vezes não chegou nem a dez,” compara Hungria.

Este baixo volume de negociações serve como um alerta para o investidor, na visão do analista: muitas vezes paga-se mais caro do que o preço justo para entrar e vende-se por menos do que o preço justo quando vai sair. “Isso sem falar que muitas vezes o investidor nem consegue entrar ou sair dessas posições,” complementa.

O que são as opções semanais da Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e mais empresas?

Desde 29 de janeiro deste ano, a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, lançou os contratos de opções de compra e venda sobre 15 ativos com vencimentos semanais.

Na mesma lógica do que existe no mercado internacional, estes contratos encerram todas as sexta-feiras. 

Atualmente, as opções de vencimento mensal “expiram“ na terceira sexta-feira do mês.

Os 15 ativos com contratos semanais disponíveis nesta categoria são aqueles com alta negociação diária e que compõem a maior parte do Ibovespa, como Magazine Luiza (MGLU3), Casas Bahia (BHIA3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)

Além disso, os fundos ETFs que replicam o índice Bovespa também estão incluídos, como iShares Ibovespa (BOVA11) e It Now Ibovespa (BOVV11).

Enquanto isso, a temporada de resultados do 2T24 já está começando e você pode receber análises gratuitas da Empiricus Research. Clique aqui para receber direto no seu e-mail as avaliações dos principais resultados corporativos do trimestre.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.