Times
Investimentos

Nem Isa Cteep (TRPL4), nem Taesa (TAEE11): BTG e Empiricus recomendam as mesmas elétricas para comprar na carteira de setembro

Tanto o banco quanto a casa de análises veem preço atrativo e gatilhos para valorização em duas ações do setor elétrico da bolsa brasileira

Por Juan Rey

05 set 2024, 10:00

setor elétrico ações

iStock.com/D-Keine

O setor elétrico é um dos mais buscados da bolsa de valores brasileira, em especial por aqueles investidores atrás de dividendos. 

E, para setembro, tanto o BTG Pactual quanto a Empiricus escolheram as mesmas elétricas para compor seus portfólios de 10 recomendações do mês: Eletrobras (ELET3; ELET6) e Equatorial (EQTL3).

Isso porque, segundo as instituições, as duas ações estão em bom ponto de entrada e, ao mesmo tempo, têm gatilhos para valorização ao longo do segundo semestre. Confira:

Por que apostar na Eletrobras em setembro?

O BTG Pactual não apenas manteve a Eletrobras em sua carteira recomendada de setembro, como aumentou o peso da ação no portfólio de 10% para 15%.

Os analistas do banco veem a ex-estatal negociando a uma taxa interna de retorno real de 12,8%, considerada “atrativa”.

Além do potencial de retorno, o BTG enxerga gatilhos para a ação no segundo semestre de 2024 vinculados ao processo de reestruturação pós-privatização e um potencial acordo com o governo federal.

“A empresa tem apresentado resultados sólidos nos últimos trimestres, refletindo cortes de custos, e esperamos que essa tendência continue. Além disso, a volatilidade dos preços da energia durante a estação seca pode criar oportunidades para a venda de sua energia não contratada”, escreveram em relatório.

A Empiricus também destaca a evolução desde a privatização e acredita que os resultados, lucros e dividendos “devem aumentar ainda apoiados pelas diversas melhorias operacionais”.

“Além disso, é importante lembrar que há diversas outras frentes onde a companhia deve conseguir gerar valor para os acionistas, como redução de despesas, venda de participações em outras empresas, gerenciamento da dívida, redução de compulsórios e novos investimentos em geração e transmissão de energia”, escreveram em relatório.

Por fim, a Empiricus vê a Eletrobras como “a mais barata entre os pares” (6 vezes valor da firma sobre o Ebitda para 2025).

A diferença nas recomendações fica por conta dos tickers: enquanto a Empiricus indica as ações preferenciais (ELET6), o BTG opta pelas ordinárias (ELET3).

GRÁTIS: ACESSE AS CARTEIRAS DE SETEMBRO DO BTG E DA EMPIRICUS COMPLETAS

Equatorial: gestão de qualidade e novas avenidas de crescimento

A Empiricus Research destaca a gestão de “extrema qualidade” da Equatorial, com histórico comprovado de execução “em regiões extremamente difíceis de operar e com maior potencial de crescimento de energia distribuída”.

Adicionalmente, a casa de análise tem expectativas positivas para o turnaround das recentes concessões de distribuição de energia elétrica adquiridas, além de um grande potencial na Sabesp, principal ativo de saneamento da América Latina da qual a Equatorial se tornou acionista de referência.

Na mesma linha, os analistas do BTG destacam a aquisição da participação na Sabesp. “A transação não só foi altamente geradora de valor, mas também desbloqueia uma avenida de crescimento importante para a Equatorial no setor de saneamento”.

Os analistas veem a ação negociando a uma TIR real de 10,7%, “que salta para 11,2% quando se considera a aquisição da Sabesp”. 

GRÁTIS: ACESSE AS CARTEIRAS DE SETEMBRO DO BTG E DA EMPIRICUS COMPLETAS

Acesse todas as recomendações do BTG e da Empiricus para setembro – e muito mais

Todos os meses, as grandes instituições do mercado financeiro brasileiro atualizam suas carteiras recomendadas com as melhores oportunidades do momento.

E, para que os investidores possam saber como investem os grandes nomes da Faria Lima, o Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, fez um trabalho de curadoria e compilou todas as carteiras recomendadas em um só lugar

E o melhor: o acesso é 100% gratuito. Seu único trabalho vai ser decidir quais das ações recomendadas fazem mais sentido para o seu portfólio de investimentos (ou apenas replicar as indicações da sua instituição favorita).

Você vai ver as recomendações para setembro de instituições como:

  • BTG Pactual;
  • XP Investimentos;
  • Empiricus; 
  • Itaú BBA;
  • Santander; e muitas outras.

Para receber a curadoria do Money Times, basta deixar o e-mail em que quer receber as carteiras recomendadas neste link ou no botão abaixo. E fique tranquilo, em nenhum momento você será cobrado por isso. Bons investimentos!

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br