Esta semana tive a oportunidade de participar do Empiricus Asset Day, evento da Empiricus Gestão realizado na sede do Banco BTG Pactual, grupo ao qual pertencemos.
Foi uma oportunidade excelente para atualizar nossos clientes e parceiros sobre as novidades envolvendo a gestora, e também bater um papo sobre o cenário atual dos investimentos, tanto domésticos como internacionais.
A Empiricus Gestão, batizada inicialmente com o nome Vitreo, nasceu da ideia de facilitar a vida dos nossos assinantes na implementação das estratégias recomendadas pela Empiricus.
Recordo-me de ouvir frequentes relatos de interferências de assessores e gerentes de bancos, que insistiam em desvirtuar nossas recomendações, invariavelmente sugerindo produtos de investimentos que não atendiam aos melhores interesses dos nossos assinantes.
O primeiro fundo da Vitreo foi o FoF Superprevidência, lançado em 2018, algo absolutamente inovador à época, pois trazia uma ótima solução de previdência, permitindo o acesso aos melhores gestores da classe a um custo baixo – privilégio até então restrito aos melhores clientes de private banking e wealth management.
Diante da entusiasmada aceitação por parte dos clientes, a gestora foi ampliando sua oferta de fundos, progressivamente incorporando veículos que replicavam todas as carteiras da Empiricus, além dos inovadores fundos temáticos.
O Jojo Wachsmann, cofundador da Vitreo, e agora comandando a plataforma de fundos do BTG Pactual, costumava chamar nossa gestora de “impressora 3D das recomendações e carteiras da Empiricus”.
Sem sombra de dúvidas, a sinergia com a Empiricus Research foi fundamental e contribuiu para diferenciar uma nova iniciativa da competitiva indústria brasileira de gestão de recursos.
O sucesso da Vitreo Gestão, a antecessora da Empiricus Gestão, foi um dos fatores que terminaram por levar o BTG Pactual a absorver o Grupo Empiricus em 2021.
Completando agora nosso terceiro ano dentro de uma estrutura maior e mais completa, a Empiricus Gestão tem gradualmente ajustado sua oferta de produtos, promovendo estratégias mais aderentes às demandas atuais de nossa base de clientes.
Continuamos com grande foco nos fundos de fundos (FoFs), tanto nos formatos convencionais como de previdência, sempre seguindo as orientações do Bruno Mérola, por muitos considerado o melhor analista de fundos do mercado.
Também seguimos com os fundos de ações, com uma ênfase maior na família de tecnologia, que vem tendo excelente performance investindo nos destaques internacionais do setor.
Por fim, a Empiricus Gestão se destaca por oferecer fundo de investimento em criptomoedas com gestão ativa, seguindo as recomendações da nossa equipe de research.
Além de oferecer a segurança e a comodidade de investir em um veículo registrado na CVM e disponível na plataforma do BTG Pactual, os nossos fundos de cripto acumulam excelente performance, tendo retornado 5,7x desde o seu lançamento em 2020.
Por sinal, nossa recomendação em cripto figura entre os maiores acertos da história da Empiricus.
Em 2017, quando abrimos nosso call, à época bastante controverso, o bitcoin era negociado ao redor dos 3 mil dólares. Os assinantes que seguiram multiplicaram seu investimento em 20x. Em dólar!