Não é raro encontrar investidores com foco em dividendos que se baseiam apenas no dividend yield na hora de escolher as ações para investir.
Mas isso pode ser um erro, na visão do analista e especialista em dividendos Ruy Hungria, da Empiricus. “Yields muito elevados são mais um sinal de alerta do que uma oportunidade”, afirmou em entrevista ao programa Giro do Mercado, do Money Times.
Para os menos familiarizados com o termo, o dividend yield representa a porcentagem do valor da ação que retorna ao acionista em forma de proventos.
Hungria lembra que é importante entender o negócio e o que explica o yield excessivo.
“São inúmeros os casos de investidores que acabam olhando só para o yield. Eles até recebem um yield de 10%, só que quando vão olhar o preço da ação um ano depois, caiu 50%. No fim do dia, ganhou um dividendo de 10% e a ação caiu 50%. Uma perda muito grande de capital”, explica.
Nesse sentido, o especialista em dividendos da Empiricus diz buscar companhias que unem duas características fundamentais:
- Bom pagamento de dividendos; e
- Possibilidade de ganho de capital.
“Um yield de 8% com um ganho de capital de 10% a 15% é um retorno excelente se pensar que isso pode acontecer anualmente. Se pegar no longo prazo, pode dar retornos formidáveis. Quando olhar para a nossa carteira, você vai ver mais ou menos essa combinação”, elucida o analista.
Para encontrar companhias desse tipo, Hungria destaca que o investidor deve entender se o valuation da empresa avaliada é interessante e se o negócio “consegue oferecer estabilidade a ponto de dar previsibilidade na geração de caixa em um prazo maior de tempo”.
Assim, é possível entender se os dividendos continuarão sendo pagos a longo prazo ou se foram “pontuais”, e se o valor da ação não vai “despencar” – o que tiraria a atratividade do papel, ainda que os proventos sejam interessantes.
Grátis: confira as cinco principais recomendações do analista para buscar dividendos no momento
Para auxiliar o investidor nessa “missão” de encontrar ações que reúnem dividendos e valuations atrativos, o programa Giro do Mercado, do Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, pediu ao analista que selecionasse as 5 ações em que ele vê mais atratividade no momento.
E a resposta de Hungria está em um relatório gratuito disponibilizado a todos os investidores interessados.
Além das empresas, você também encontrará as teses que explicam os motivos pelos quais as ações foram selecionadas e um breve resumo do que esperar do mercado em outubro.
Para acessar a seleção de cinco ações basta clicar neste link ou no botão abaixo. Em poucos segundos, as informações serão enviadas. Bons investimentos: