Investimentos

Analista aponta o que esperar do setor imobiliário e qual a ação de construtora ‘preferida’ para investir agora

Em entrevista ao Giro do Mercado, Caio Araujo apontou que o setor oferece boas oportunidades para os investidores, mas é preciso “ser mais seletivo na hora de escolher”

Isabelle Santos

Por Isabelle Santos

18 out 2024, 14:00

fundos imobiliários fiis btlg11 visc11 hglg11

Imagem: Freepik

Na última semana o mercado começou a ter acesso às prévias operacionais das incorporadoras. Os números de vendas e lançamentos divulgados por essas empresas trazem para os investidores uma noção de como será o resultado das companhias durante a temporada de balanços do 3T24. 

E desta vez as prévias animaram os mercados. No geral, boa parte das incorporadoras divulgaram crescimento em números de vendas e lançamentos. 

Os números positivos também refletiram nos preços das ações. Até o momento, em outubro, a maioria das incorporadoras listadas na bolsa apresentou desempenho positivo

Mas, para quem deseja apostar no setor, Caio Araujo, analista especialistas em imóveis da Empiricus Research faz o seguinte alerta: “[o investidor] deveria ser mais seletivo na hora de escolher”.

Em entrevista ao Giro do Mercado, o analista explicou que além das prévias, outro fator pode impactar as incorporadoras nos próximos meses. E ele ainda revelou qual a sua ação “preferida” no setor imobiliário para investir agora

O que pode atrapalhar as construtoras agora?

Embora o analista não acredite que seja apenas um efeito sazonal, boa parte dos dados positivos das incorporadoras no terceiro trimestre está relacionado à aprovação pontual de dois projetos.

O primeiro deles foi o Plano Diretor na cidade de São Paulo, que é o principal mercado dessas companhias. Segundo o analista, o plano foi aprovado em 2023, contudo, a regulação e liberação de projetos só começou de fato a acontecer no segundo semestre deste ano. 

Assim, se o primeiro semestre das incorporadoras foi impactado de maneira negativa por essa questão, nas prévias do 3T24 já foi possível observar um aumento considerável no volume de lançamentos. Como consequência, houve um resultado melhor em vendas, pontuou o analista.

Outro fator que favoreceu as incorporadoras no segundo semestre foi a aprovação da segunda fase do Pode Entrar, o programa habitacional do município de São Paulo. 

Assim, na visão do analista, esses dois projetos acabaram favorecendo as incorporadoras de baixa renda. Entretanto, do ponto de vista dos investimentos, é preciso “checar em qual player você deve apostar”.

Araujo explica que, parte da geração de caixa das incorporadoras de baixa renda pode ser considerada não recorrente, visto que foram impulsionadas pelos projetos habitacionais.

Nesse sentido, o analista aponta que o maior desafio daqui para frente no setor são os juros altos e o aumento do risco fiscal. 

Caio destaca que as empresas do setor imobiliário são beta players, ou seja, elas são mais sensíveis aos ciclos de mercado.

Assim, a alta da Selic impacta o setor imobiliário de duas formas: 

  • Queda da demanda;
  • Aumento da alavancagem (endividamento).

O analista explicou que, com a alta dos juros, o custo do financiamento fica mais caro, e tende a reduzir o interesse dos compradores. Além disso, com a Selic elevada o custo da dívida dessas empresas também deve encarecer, aponta o analista. 

Diante desse contexto, o analista explica que é importante “olhar para as ações com execução de qualidade”, que se destacam no setor, produzem os melhores imóveis e  estão preparadas tanto de uma perspectiva de solidez, quanto pela capacidade de repassar preço. 

Para Caio Araujo, a ação que “preenche” todos esses requisitos é a Cyrela (CYRE3)

Cyrela (CYRE3) e outras 4 ações para comprar agora

Além de ser uma companhia com nível superior de execução, o analista aponta que a Cyrela está negociando abaixo de 6x preço/lucro para 2025, o que significa que as ações estão baratas. 

Ele ainda ressalta que, diante do crescimento na geração de caixa do 3T24 e, provavelmente, do segundo semestre como um todo, o investidor pode esperar dividendos melhores por parte da companhia. 

O Caio não é o único analista da Empiricus que aposta na Cyrela. A ação também  foi recomendada na carteira com as 5 ações para buscar dividendos agora, comandada pelo analista Ruy Hungria 

Segundo o analista, a incorporadora está “bem-preparada, mesmo diante do pior cenário, e com um posicionamento único para capturar um novo ciclo de crescimento, caso venha a acontecer”.

Contudo, a Cyrela (CYRE3) não é a única ação que, na visão dos analistas, vale a pena investir agora. 

Em um relatório 100% gratuito os analistas da casa revelaram quais ações, além de Cyrela (CYRE3) são as preferidas para investir com foco em dividendos neste momento. 

Além dos dividendos, o investidor ainda poderá comprar papéis que estão baratos e têm potencial de valorização. Ou seja, existe a possibilidade de buscar lucros de duas formas com a mesma ação: renda extra e ganho de capital.

O melhor de tudo é que você vai poder conhecer as recomendações de graça. Duarante a participação de Caio Araujo no programa foi liberado como cortesia este conteúdo para os leitores do Seu Dinheiro/Money Times.

Assim, clicando neste link ou no botão abaixo você terá acesso ao ticker das ações para buscar dividendos agora. 

Isabelle Santos

Sobre o autor

Isabelle Santos

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.

Baixe grátis nosso App

Acesse a Empiricus de onde estiver. Na palma da mão e também na sua casa.

Baixe grátis e conheça nossas novidades com o SuperApp e Amazon Alexa.