Investimentos

Ainda não investe em Bitcoin? CIO da Empiricus acredita que este é um bom momento para ter ‘um pouquinho na carteira’

É hora de comprar Bitcoin? Entenda por que o cenário americano atual desenha uma oportunidade para investir na criptomoeda.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

31 out 2024, 10:56 - atualizado em 31 out 2024, 10:56

bitcoin trump estados unidos

Instagram: iStock/ v-graphix

O Bitcoin capturou ganhos de 17% nos últimos 30 dias. Isso porque a criptomoeda parece estar operando em um “Trump Trade”, ou seja, um cenário em que o candidato Donald Trump venceria as eleições americanas deste ano.

“Diante de um posicionamento mais favorável das pesquisas pró-Trump, a possibilidade do candidato republicano de ganhar as eleições impulsiona o BTC”, explica Felipe Miranda, sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus Research, em entrevista ao Morning Call do BTG nesta quinta-feira (31). 

Por que Trump elevaria o Bitcoin?

No cenário econômico atual, Miranda explica que investir em Bitcoin está servindo da mesma forma que o ouro. A moeda digital pode ser “um hedge de valor e geopolítico, além de proteger o portfólio do risco Brasil, por estar atrelada ao dólar”. 

Recentemente, pesquisas favoráveis para a vitória de Trump nas eleições dos EUA, impulsionaram ainda mais a moeda. 

“Temos circunstâncias pró-cripto. O J. D. Vance [candidato a vice-presidente com Trump] tem uma agenda a favor das criptomoedas. Ativos como Solana (SOL) e Ethereum (ETH) podem ter bons crescimentos mais para frente”, comenta o estrategista.

Momento é positivo para investir em BTC

Por enquanto, Miranda enxerga que o BTC está entrando em um trading de momento. Caso a eleição americana, encerrada em 5 de novembro, decida por Donald Trump para a presidência, a moeda deve surfar com uma sazonalidade muito forte em novembro e dezembro, segundo o especialista.

Em sua visão, este contexto é um bom estímulo para posicionar uma parte de seu portfólio na cripto. 

“Tem que ser sempre uma posição pequena, você não deve arriscar uma grande fatia do seu patrimônio nisso. Mas quem ainda não tem Bitcoin na carteira, deveria começar a considerá-lo um diversificador”, sugere.

Além disso, ele explica que não é preciso conhecer toda a tecnologia e aspectos técnicos por trás das criptomoedas para investir.

“Você não precisa entender o BTC em si, mas o que o ativo faz no seu portfólio. Isso importa muito mais do que entender a blockchain e etc. Ter um pouco no portfólio pode ser bom, pensando na diversificação que ele promove”, completa. 

Confira esta e outras atualizações do mercado no Morning Call do BTG Pactual desta quinta-feira (31):

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.