O CEO do JPMorgan Chase e maior banqueiro do mundo, Jamie Dimon, afirmou nesta semana que uma “terceira guerra mundial já começou”. Segundo ele, a escalada das tensões no Oriente Médio e na Ucrânia são passos para a escalada deste “conflito global”.
Em análise do comentário de Dimon, o CIO e estrategista-chefe da Empiricus Research, Felipe Miranda, comenta: “A configuração de um ‘eixo do mal’, formado por Rússia, Irã e China, com Venezuela e Coreia do Norte como suportes, constitui uma antítese da democracia liberal. É uma situação em curso que pode sair de uma guerra fria para uma mais quente”, afirma Miranda.
Ademais, o estrategista ressalta a importância de investidores buscarem hedges geopolíticos para a carteira – ou seja, estratégias de investimentos que buscam proteger o valor de um ativo.
Nesse contexto, Miranda retoma ativos clássicos usados para medidas de proteção, como o dólar e o ouro, além de acrescentar o investimento em Bitcoin como uma possibilidade interessante.
Conheça “O Fato Relevante”, novo programa de investimentos
Felipe Miranda está lançando um novo conteúdo financeiro para os investidores que acompanham seu trabalho. Nesta terça-feira (22), o sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus Research deu play no novo programa “O Fato Relevante”.
Parodiando o nome dos documentos publicados pelas empresas da bolsa de valores na CVM, Miranda se aproxima de seu público através de vídeos curtos diários.
A proposta é comentar uma notícia ou um evento que esteja em destaque no mercado financeiro a cada dia. A novidade chega para o público geral no Instagram, em formato de vídeos curtos.
O “Fato Relevante” estará disponível principalmente no Instagram de Felipe Miranda de segunda a sexta-feira pela manhã e também pode ser acessado no YouTube da Empiricus.