Apesar de a alta da Selic, taxa básica de juros, tornar a renda fixa bastante atrativa, as estratégias de investimentos para buscar dividendos não perderam o embalo neste ano.
Dados mostram que, em 2024, a distribuição de lucro aos acionistas atingiu um novo patamar relevante.
De acordo com um estudo da AGF (plataforma de investimentos fundada por Louise Barsi) e publicado no Valor Investe, a rentabilidade das maiores distribuidoras de dividendos da bolsa avançou em meados de 2022 e tem mantido os níveis desde então.
Apenas no primeiro semestre deste ano, os dividendos distribuídos por empresas da bolsa – subtraindo Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) – somaram R$ 77,94 bilhões. O valor indica um crescimento de 22,9% em relação ao primeiro semestre de 2023 (R$ 63,43 bilhões).
Estratégia para capturar dividendos no 2º semestre
Nos meses finais de 2024, o analista Ruy Hungria, da Empiricus Research, acredita que investidores ainda podem preparar uma carteira de dividendos, mesmo diante do novo ciclo de aperto monetário.
“É normal que nesse momento de decisão de juros as empresas fiquem um pouco mais defensivas, sem captar tantas dívidas ou se alavancar mais nesse momento de juros elevados”, diz o analista.
Diferentemente de outros ciclos históricos, contudo, Hungria ressalta que as empresas estão apresentando resultados melhores, “principalmente aquelas que não estão ligadas a commodities, que acabaram se desvalorizando nos últimos meses”, adiciona.
- ACESSE AQUI: Analistas da Empiricus recomendam 5 ações para buscar lucros com dividendos; veja quais
“As empresas relacionadas ao ciclo doméstico, que são grande parte do Ibovespa, têm conseguido apresentar uma melhora de resultados, justamente porque elas vinham de um momento de juros muito elevados e de resultados piores. Com o afrouxamento que vimos nos últimos trimestres, os resultados começaram a embicar para cima e finalmente apresentar uma recuperação”, comenta o analista.
Nesse raciocínio, o analista enxerga que, apesar da retomada da alta da Selic não ser uma “notícia boa”, os balanços mais positivos das empresas podem amenizar essa questão.
“De certa forma, não vemos com grande preocupação os proventos, especialmente para as companhias que estão na nossa seleção de dividendos”, conclui.
Em um relatório gratuito, Ruy Hungria e a equipe de analistas da Empiricus Research selecionaram 5 ações para investir agora e buscar dividendos nos próximos meses. Acesse o documento na íntegra aqui.