A B3 (B3SA3), operadora da bolsa de valores, estreou nesta segunda-feira (25) um novo índice, o Ibovespa B3 Equal Weight.
Baseado no principal índice da bolsa brasileira, o indicador tem como objetivo igualar o peso das companhias na carteira do Ibovespa a partir de sua formulação e em seus ajustes periódicos.
“Índices menos concentrados acabam representando melhor o conjunto de ações da bolsa”, afirma a analista de ações da Empiricus Research Larissa Quaresma.
Ibovespa está concentrado em commodities e bancos: novo índice quer fugir dessa lógica
O índice será composto exclusivamente de ativos listados na carteira vigente do Ibovespa e segue a mesma metodologia de inclusão e exclusão do indicador de referência, com atualização a cada quatro meses, informou a B3.
O primeiro rebalanceamento do indicador entra em vigor em janeiro de 2025 e deve levar em conta as 86 ações de 83 empresas brasileiras listadas atualmente – a não ser que ocorram novas alterações.
Apesar de ser composto por variadas companhias, o índice Ibovespa reflete os movimentos daquelas de maior peso, como é o caso de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que, respectivamente, equivalem a 11,181% e 7,738% da composição do índice (e PETR3, 4,673%).
As dez maiores posições do Ibovespa equivalem atualmente a 51% do índice, com commodities e bancos predominando na variação diária.
“Então, muitas vezes o Ibovespa está subindo, mas muito por conta das ações de grande peso, enquanto o restante do mercado está majoritariamente no vermelho. O contrário também acontece: Ibovespa indo mal mas o conjunto de ações indo, no geral, bem”, completa a analista, afirmando que o novo índice representará melhor a performance geral das ações.
- Virada de chave do Ibovespa? Analista cita 3 fatores para otimismo com o Ibovespa a partir de agora.
Carteira mais desconcentrada
Conforme explica o superintendente de índices da B3, Ricardo Cavalheiro, a ideia é oferecer uma carteira mais desconcentrada ao investidor.
“O investidor poderá analisar o desempenho do mercado de uma forma que a performance das grandes companhias não impacte tanto na visão do quadro geral”, afirma Cavalheiro, em nota à imprensa.
B3 tem outros índices novos em 2024
Em 2024, a B3 já lançou alguns índices derivados do Ibovespa, como uma estratégia de diversificar os medidores da bolsa e avaliar o desempenho das empresas em camadas diferentes.
São eles: Ibovespa Smart Low Volatility B3 e Ibovespa Smart High Beta B3, Ibovespa B3 BR+, Ibovespa B3 Estatais e Ibovespa B3 Empresas Privadas.