Investimentos

Prêmio Empiricus de Jornalismo anuncia reportagens vencedoras; confira

Matérias feitas pelo Valor Investe, Space Money e Valor Econômico foram escolhidas pelo júri

Por Equipe Empiricus

15 dez 2021, 08:32 - atualizado em 15 dez 2021, 08:36

Nesta quarta-feira (15), o Prêmio Empiricus de Jornalismo revelou os ganhadores da sua primeira edição. Foram selecionadas três reportagens que tiveram como tema central o mundo dos investimentos, principal requisito para participar do concurso. Jornalistas de todo o país se inscreveram na premiação que entregou R$ 38 mil aos vencedores e que já confirma sua realização em 2022.
O primeiro lugar do 1º Prêmio Empiricus de Jornalismo ficou com a reportagem “Mais velhos ganham autonomia sobre investimentos na pandemia e ‘invadem’ a bolsa“, de autoria de Weruska Goeking, do Valor Investe. No texto, a jornalista evidenciou que pessoas com mais idade têm entrado na bolsa de valores, demonstrando que investir em renda variável não é algo só para jovens.
A segunda melhor reportagem, na opinião da comissão julgadora, foi “Ninguém é Papai Noel para dar dinheiro de graça: entrevistamos um representante de agiotas“. Publicada pelo Space Money e escrita por Flávio Faria, a matéria mostra que a classe média alta é a que mais pega empréstimos e que os mais pobres são bons pagadores.
Por fim, em terceiro lugar, “O que está por trás da nova estratégia da XP para os agentes autônomos“, reportagem escrita por Ana Paula Ragazzi, repórter do Valor Econômico quando a matéria foi publicada. No texto, a jornalista revela como o mercado de agentes autônomos está aquecido e como XP e BTG, dois grandes players desse setor, disputam espaço no setor.
As reportagens foram avaliadas por um conselho isento composto por seis membros. O primeiro colocado recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil. O segundo e terceiro, R$ 13 mil e R$ 5 mil, respectivamente.
Durante a entrega do prêmio, Felipe Miranda, cofundador e estrategista-chefe da Empiricus, ressaltou a importância do jornalismo para a promoção da educação financeira no Brasil e de como a liberdade de imprensa é fundamental nesse contexto. “A Empiricus sempre entendeu que informação de qualidade e educação financeira representam um pilar importante para o desenvolvimento do país e para a autonomia dos indivíduos e da democracia”, diz Miranda.
Leia as matérias vencedoras:

1° lugar: Mais velhos ganham autonomia sobre investimentos na pandemia e ‘invadem’ a bolsa

2° lugar: “Ninguém é Papai Noel para dar dinheiro de graça”: entrevistamos um representante de agiotas

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.